Empresa cancelou voos de e Madri, mas descarta ciberataque

A companhia aérea britânica British Airways cancelou todos os voos previstos para partirem este sábado (27) dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick por causa de um problema informático global. As informações são da Agência EFE.

A empresa, que descarta que o problema se deva a um ataque cibernético, informou que trabalha para restabelecer o serviço com normalidade a partir deste domingo (28) e que comunicará as alterações pela internet.

Em nota, a British Airways detalha que o erro operacional afetou também o serviço telefônico. Por isso, as comunicações serão feitas pelo site – que em algum momento também ficou inutilizado – e pelo Twitter.

“Estamos nos esforçando para colocar todos os clientes que deveriam viajar hoje nos próximos voos disponíveis durante o fim de semana”, explicou a companhia aérea, que assegurou que “quem não puder voar será reembolsado”.

British Airways indica que a “expectativa é que a maioria dos voos de longa distância que devem aterrissar em Londres amanhã cheguem com normalidade”.

A companhia aérea assegura que trabalha para restabelecer os seus serviços “a partir de amanhã”, mas é possível que “continuem alguns atrasos e alterações”.

“Continuaremos divulgando informação por meio da página ba.com, do Twitter e mediante os canais de comunicação dos aeroportos. Lamentamos profundamente os problemas causados aos nossos clientes durante este período de férias”, disse a empresa em comunicado.

Os problemas na empresa coincidem com o início de uma semana de férias escolares no Reino Unido, quando os aeroportos costumam ficar lotados.

O sindicato britânico GMB, com ampla presença na companhia aérea, disse que o grave erro do sistema informático, que afetou voos no mundo todo, “poderia ter sido evitado” se a empresa não tivesse transferido os empregos do departamento de informática à Índia em 2016.