Pular para o conteúdo
Mundo

Número de mortos em protestos na Venezuela já chega a 80, diz governo

Algumas vitimas teriam sido sequestradas e assasinadas por ser chavistas
Arquivo -

Algumas vitimas teriam sido sequestradas e assasinadas por ser chavistas

O ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse nesta segunda-feira (5), que o governo contabilizou até agora 80 mortos na onda de protestos que começou no país há 66 dias. “A investigação que estamos conduzindo sobre as vítimas fatais, nos mostra no dia de hoje a cifra de 80 mortos”, declarou Villegas em uma entrevista à emissora privada Globovisión. A informação é da EFE.Número de mortos em protestos na Venezuela já chega a 80, diz governo

O ministro reconheceu que “há outras instituições que manejam outros números”, em referência à Procuradoria venezuelana, que trabalha com a cifra de 65 mortos. Ele explicou que os dados utilizados pelo governo são elaborados com o balanço da Procuradoria e um registro nas redes sociais, bem como depoimentos de afetados.

De acordo com Villegas, algumas das vítimas foram “sequestradas e assassinadas por serem chavistas”, ainda que ele não tenha oferecido detalhes sobre estes casos. “Não podemos ficar vendo esta tragédia, destas dimensões, com a mesma lógica que faz a indústria do entretenimento, que te mostra um caso e o explora para arrancar lágrimas”, disse.

A pressão de rua contra o governo venezuelano começou há 66 dias e aumentou quando o presidente venezuelano Nicolás anunciou, no dia 1º de maio. que convocaria um processo Constituinte para reformar a Constituição.

Algumas das manifestações, a favor e contra o governo, se tornaram violentas, e deixaram até agora um saldo de 65 mortos e cerca de mil feridos, segundo dados da Procuradoria.

Enquanto o governo acusa à oposição pela violência, a procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz, responsabilizou a polícia por 19 das 65 mortes e por ter causado ferimentos em 600 pessoas.

Em tal sentido, Villegas pediu que a Procuradoria “tome as ações” que considerar necessárias contra os funcionários que se excedam nos seus trabalhos. “Onde houver um funcionário público (…) envolvido em um crime, este tem que ser processado”, destacou.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados