Homens estavam em hotel quando foram presos no sábado

Ao menos 42 homens foram presos em uma ação da polícia em um hotel de Lagos, na , no último sábado (29), suspeitos de “cometerem atos homossexuais”. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo jornal local “Punch”.   

O grupo deve comparecer a um tribunal ainda hoje e pode pegar até 14 anos de prisão por serem gays. Na Nigéria, é proibido ter relações homossexuais ou sequer mostrar carinho por uma pessoa do mesmo sexo em público.   

De acordo com o jornal nigeriano, que cita o porta-voz da polícia estadual, Olarinde Famous-Cole, o grupo foi preso na tarde deste sábado e levado para uma divisão da força tarefa policial estadual.

Em 2013, a Câmara dos Deputados da Nigéria aprovou uma lei que proíbe expressamente os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, além de vetar a criação de entidades e associações que defendam os homossexuais.   Nigéria decreta prisão de 42 homens por terem relações homossexuais

De acordo com a campanha “Livres e Iguais” da ONU(Organização das Nações Unidas), ao menos 76 países pelo mundo possuem leis que “criminalizam relações privadas e consensuais de pessoas do mesmo sexo”.   

Ainda segundo a entidade, em cinco países do mundo, um pessoa homossexual pode ser condenada à morte apenas por gostar de alguém do mesmo sexo.