Pular para o conteúdo
Mundo

Juíz determina prisão de ex-presidente do Peru envolvido com Odebrecht

Alejandro Toledo teria recebido subornos para dar licitação ganha à empresa
Arquivo -

Alejandro Toledo teria recebido subornos para dar licitação ganha à empresa

Um juíz do Peru ordenou nesta quinta-feira (9) a prisão preventiva do ex-presidente Alejandro Toledo, acusado de receber subornos da construtora Odebrecht.

A pedido dos órgão fiscalizadores, o juíz determinou a ordem de detenção nacional e internacional de Toledo, por supostamente ter recebido um suborno de R$ 20 milhões de Odebrecht.

Os órgão de fiscalização peruanos acusam Toledo de tráfico de influência e de lavagem de dinheiro. O ew-presidente nega as acusações.

Toledo, que até o fim de semana esta na França, tem residência nos Estados Unidos, onde trabalha na Universidade de Stanford.

A moradia fora do país foi fator determinante para que o juiz, Richard Concepción, do Primeiro Jurí de Investigação de Preparatório da Sala Penal Nacional, determinasse a ordem de detenção.

O procurador Hamilton Castro acusa Toledo de acordar com a Odebrecht o suborno em troca dao vencimento na licitação da Rodovia Interoceânica do Sul, que atravessa o país desde a costa até o Brasil.

A acusação alega ter identificado 9 milhões de dólares pagos em contas estrangeiras de Josef Maiman, empresário que a investigação considera o testa de ferro de Toledo.

A defesa do ex-presidente peruano solicita que Toledo não seja mantido em prisão preventiva, mas que seja aplicado sobre ele um regime de “solicitações a comparecer” periódicas.

(com supervisão de Evelin Araujo)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível