Imagem se popularizou durante protestos na  contra lei homofóbica

Uma imagem icônica do presidente russo, Vlasimir , teve uso censurado na Rússia, de acordo com o jornal The Moscow Times. Segundo a publicação, o Ministério da Justiça russo considerou a imagem como sendo um material extremistas do Governo e determinou que o arquivo integrasse uma lista oficial onde estão mais de 4 mil itens, que vão de gravações radiofônicas a textos jornalisticos que contestam o governo.

A imagem satiriza Putin por representá-lo maquiado e tendo como fundo a bandeira LGBT e tornou-se muito popular durante os protestos contra a criação de uma lei, em 2013, que proibe a circulaçãode qualquer informação que ‘divulgue' conteúdo homossexuais como conduta aceitável.

Porém, mesmo com a proibição do Ministério da Justiça, a imagem acabou tornando-se um meme, frequentemente acompanhado da hashtag #Putinsofab.

A descrição do objeto censurado traz o seguinte texto: “um cartaz que mostra um homem parecido com o presidente russo, Vladimir Putin, com maquiagem no rosto, cílios e lábios. O autor ou os autores do mesmo sugerem que o presidente tenha uma orientação sexual fora do padrão”.