Pular para o conteúdo
Mundo

Funcionários locais de ONG norueguesa são sequestrados no Iêmen

Rebeldes acusam os funcionários de terem distribuído ajuda procedente da Arábia Saudita
Arquivo -

Rebeldes acusam os funcionários de terem distribuído ajuda procedente da Arábia Saudita

Os rebeldes do sequestraram quatro funcionários locais de uma organização humanitária sediada na Noruega no distrito de Hodeida (oeste), às margens do Mar Vermelho, anunciou nesta segunda-feira a organização humanitária.

Em um comunicado, a ONG Norwegian Refugee Council informou que três de seus funcionários iemenitas e um motorista contratado pela organização foram detidos pelas “autoridades de Hodeida”, ou seja, os rebeldes xiitas huthis.

Informações anteriores de fontes locais e de um ministro da presidência iemenita informavam sobre o sequestro de 12 funcionários.

A ONG explicou que os rebeldes acusam os funcionários de terem distribuído ajuda procedente da Arábia Saudita, arqui-inimiga dos huthis.

A ONG afirmou, no entanto, que apenas algumas caixas com produtos de higiene têm a menção “campanha de ajuda do Guardião das mesquitas santas”, em referência ao rei Salman da Arábia Saudita.

O Norwegian Refugee Council garantiu que não tem nenhum projeto de ajuda “financiado pela Arábia Sudita” no Iêmen e explicou que a reciclagem deste tipo de caixas de distribuição de ajuda é uma prática comum.

Além disso, a ONG pediu aos rebeldes que garantam a segurança de seus funcionários e acrescentou que havia iniciado contatos para libertá-los.

Um ministro do governo do presidente Abd Rabo Mansur Hadi e fontes locais informaram anteriormente sobre o sequestro de 12 funcionários locais da ONG no distrito de Hodeida.

Fontes locais indicaram à AFP que estas pessoas foram sequestradas em uma operação dos rebeldes, que as acusavam de distribuir ajuda humanitária fornecida pela coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, que combate os insurgentes huthis no Iêmen desde março de 2015.

Os funcionários foram sequestrados depois que os rebeldes entraram nas instalações da organização, no setor de Hali, explicou o ministro iemenita de Negócios Locais, Abdul Fattah Raqib, em um comunicado divulgado pelo site pró-governamental sabanew.net.

No conflito do Iêmen as forças do presidente Abd Rabo Mansur Hadi, apoiadas pela coalizão árabe dirigida por Riad, enfrentam os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, que controlam o porto de Hodeida, a capital, Sanaa, e extensos territórios do norte.

O anúncio desta segunda-feira foi feito depois que as forças pró-governamentais lançaram no início de janeiro uma ampla ofensiva na costa sudoeste do país. Atualmente, tentam avançar rumo a Hodeida, mais ao norte.

A guerra no Iêmen deixou mais de 7.400 mortos e 40.000 feridos em dois anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, em janeiro, o coordenador humanitário da ONU no Iêmen, James McGoldrick, citou um balanço mais alto, de mais de 10.000 civis mortos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
empinando moto

Motoqueiro que não obedeceu parada e avançou com moto quebrou perna de policial

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

bicicleta em buraco jovens batem a cabeça

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Valdemar Costa Neto

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas no fundo de casa em MS

Criança foi deixada em cima de um monte de entulhos no quintal da residência

Esportes

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do ano que vem, neste domingo, ao derrotar a Irlanda do Norte, por 3 a 1. Com o resultado, os tetracampeões mundiais conquistaram os primeiros três pontos no Grupo A, … Continued

Famosos

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Pego de surpresa, a maior parte do público não conseguiu segurá-la

Esportes

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Seleção treina nesta segunda-feira, às 10h30, quando Ancelotti vai definir o time para o confronto com a Bolívia