Movimento aumenta tensão com Rússia

Os exércitos norte-americanos abateram um drone armado pró-regime do ditador sírio Bashar al-Assad, próximo à fronteira entre e a Jordânia, segundo informado por jornais internacionais nesta terça-feira (20).

O equipamento foi abatido por um caça norte-maricano após ter apresentado uma “intenção hostil e avançado sobre as forças da coalizão”. A fronteira entre os dois países é utilizada pelos Estados Unidos para o treinamento de agentes sírios no combate ao Estado Islâmico.

O abatimento do drone ocorreu próximo a um ponto onde um outro avião militar sírio foi abatido recentemente. Os militares dizem que esperam ter deixado “claro” que qualquer movimento hostil “não será tolerado”.

O drone teria sido fabricado no Irã, país aliado de Bashar al-Assad e da Rússia. O movimento norte-americano intensifica a tensão entre Estados Unidos e Rússia, dizem especialistas.EUA abate drone com 'intenção hostil' na fronteira com a Síria

Nesta segunda-feira (19), a Rússia suspendeu sua participação em uma coalização para prevenir incidentes durante operações aéreas na Síria.

Isso porque a Rússia combate não apenas o Estado Islâmico, mas também os opositores do regime de Assad.

(com supervisão de Evelin Cáceres)