Pular para o conteúdo
Mundo

“Ataque terrorista” em mesquita de Quebec deixa seis mortos

Dois suspeitos foram detidos
Arquivo -

Dois suspeitos foram detidos

Dois homens abriram fogo em uma mesquita de Quebec em uma ação que deixou seis mortos e oito feridos, um ato que o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau classificou de “ataque terrorista”

Christine Coulombe, porta-voz da polícia local, afirmou em uma entrevista coletiva que as vítimas fatais têm entre 35 e 70 anos e que dois suspeitos foram detidos após o ataque.

A polícia considera o incidente como um “ato terrorista”.

As autoridades não descartam a possibilidade de um terceiro suspeito, que teria conseguido fugir do local.

“Condenamos este ataque terrorista contra os muçulmanos em um centro de culto e refúgio”, afirmou Trudeau em um comunicado.

“Os muçulmanos canadenses são parte importante de nosso tecido nacional. Estes atos sem sentido não têm espaço em nossas comunidades, cidade e país”, completou.

O motivo do ataque ainda não foi determinado. A polícia iniciou uma vasta operação após tiroteio, que aconteceu durante a oração noturna.

De acordo com testemunhas, dois homens com máscaras entraram na mesquita por volta das 19H15 de domingo (22H15 de ).

“Parte o coração ver esta violência sem sentido”, afirmou Trudeau, antes de acrescentar que a “diversidade é nossa fortaleza e a tolerância religiosa é um valor que, como canadenses, valorizamos”.

– “Violência bárbara” –

O primeiro-ministro de Quebec, Philippe Couillard, escreveu no Twitter que o governo está “mobilizado para garantir a segurança da população”.

“Quebec rejeita categoricamente esta violência bárbara”, tuitou. “Solidariedade com a população de fé muçulmana de Quebec”.

“Não entendo por quê aqui, é uma mesquita pequena”, disse um homem que estava no centro cultural islâmico no momento do ataque. “Não é Montreal ou Toronto”, afirmou.

A mesquita de Quebec já havia sido alvo de um ataque de ódio: uma cabeça de porco foi deixada diante da porta do templo durante o Ramadã, em junho do ano passado.

Outras mesquitas do foram alvos de frases racistas nos últimos meses.

– Solidariedade –

O ataque acontece no momento em que o Canadá promete abrir as portas aos muçulmanos e refugiados, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um polêmico decreto que suspende a entrada dos refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos, o que provocou o caos nas viagens e indignação no mundo.

O Canadá oferecerá temporariamente vistos de residência a várias pessoas retidas no país como resultado do decreto de Trump, informou no domingo o ministro da Imigração, Ahmed Hussen.

Trump suspendeu a entrada de refugiados nos Estados Unidos por 120 dias e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) por 90 dias.

Hussen, de origem somali, não condenou a medida dos Estados Unidos, mas enfatizou que o Canadá pretende manter uma política de imigração baseada na “compaixão”, ao mesmo tempo que protege seus cidadãos.

“Damos as boas-vindas aos que fogem da perseguição, do terror e da guerra”, disse, repetindo a mensagem de sábado do primeiro-ministro Justin Trudeau.

O presidente francês, François Hollande, condenou com “firmeza” o que chamou de “odioso atentado” na mesquita de Quebec.

De acordo com o último censo do Canadá, de 2011, uma a cada cinco pessoas no país nasceu no exterior.

O Canadá recebeu 39.670 refugiados sírios entre novembro de 2015 e o início de 2017, segundo o governo.

Foto: AFP / Alice Chiche

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na Capital, 69 mil pessoas se vacinaram contra a gripe, mas adesão permanece baixa entre público-alvo

Governo Federal vai ampliar cobertura vacinal e firmar parcerias para reduzir filas no SUS

Suspeito de produzir droga enviada para o Brasil é preso com 1 tonelada de maconha

Polêmica mobiliza redes, mas Seleção Brasileira já jogou com uniforme vermelho duas vezes

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Federação diz que prova que terminou com morte de pecuarista não era autorizada

Roubo de motocicleta termina em troca de tiros com a polícia e suspeito morto

Últimas Notícias

Esportes

Vermelho não é novidade: Seleção brasileira já vestiu a cor em duas ocasiões

Time brasileiro entrou em campo com a camiseta na cor vermelha pela primeira vez em 1917. Em 2023, a escolha foi o preto em ato contra o racismo

Cotidiano

Operação da PRF vai fiscalizar rodovias federais de MS durante feriado do trabalhador 

A ação começa nesta quarta-feira (30), e segue até domingo, 4 de maio

Mundo

Autoridades da Caxemira fecham mais da metade dos resorts no Himalaia após ataque a turistas

Decisões tomadas pelo governo foram medidas preventivas de segurança

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para concurso público com 48 vagas para técnicos na UFMS

Edital prevê inscrições até 25 de maio. Taxa de inscrição é de R$ 120