Pelo menos 14 morreram e 53 ficaram feridos

Um ataque contra soldados das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas que atuam na República Democrática do Congo deixou pelo menos 14 mortos e 53 feridos. Outros cinco soldados congoleses morreram no incidente.

A maioria dos soldados da ONU que morreu no ataque era da Tanzânia, afirma a Associated Press.

Segundo informações da Reuters, o ataque foi perpetrado por supostos milicianos na província de North Kivu, que fica perto da fronteira com a Uganda. O ataque é um dos mais mortíferos contra um missão da ONU na história recente.Ataque na República Democrática do Congo mata soldados das Forças de Paz da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou o ataque de “crime de guerra” e pediu que as autoridades congolesas investiguem o incidente com rapidez. O diplomata ainda experessou “indignação e desgosto total”.

A missão da Nações Unidas na República Democrática do Congo informou que coordena uma resposta conjunta ao ataque com o Exército congolês, e que está retirando os feridos da cena do incidente.

A base que foi atacada fica a cerca de 45 quilômetros da cidade de Beni, que tem sido repetidamente atacada por grupos rebeldes. Cerca de 300 soldados das Forças de Paz foram mortos desde que a missão da ONU chegou ao país, em 1999.