Pular para o conteúdo
Mundo

OMS rejeita que Jogos Olímpicos sejam alterados por conta do Zika vírus

Pedido de mais 100 cientistas
Arquivo -

Pedido de mais 100 cientistas

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeitou, neste sábado, um pedido para que os do sejam levados para outro lugar ou adiados devido à ameaça de um grande surto do Zika vírus a partir do Brasil.

Respondendo a um pedido de mais 100 cientistas, os quais disseram que seria antiético que os Jogos prosseguissem conforme o programado, a agência das Nações Unidas disse que realizar o evento esportivo no Rio no prazo previsto “não alteraria significativamente” a difusão do Zika – vírus relacionado a graves defeitos de nascimento. 

“Baseado na atual avaliação do Zika vírus que circula em quase 60 países globalmente e 39 nas Américas, não há justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos”, disse a OMS em comunicado.

Em uma carta publicada na internet na sexta-feira, cerca de 150 especialistas renomados de saúde pública disseram que o risco de infecção do Zika é muito alto para que os Jogos prossigam com segurança.

A carta foi enviada a Margaret Chan, diretora-geral da OMS, e disse que os Jogos, que começarão em agosto no Rio de Janeiro, devem ou ser movidos para outro lugar ou adiados.

“Um risco desnecessário existe quando 500 mil turistas estrangeiros de todos os países forem aos Jogos, potencialmente adquirindo o vírus, e retornarem para casa, para lugares onde isso pode se tornar endêmico”, disse a carta dos cientistas.

Mas a OMS rejeitou essa afirmação, dizendo que o Brasil “é um dos quase 60 países e territórios” onde o Zika tem sido detectado e no qual pessoas continuaram a viajar por uma série de razões.

“A melhor maneira de reduzir o risco de doença é seguir os conselhos de saúde pública para viagens”, disse a organização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atiradores em caminhonetes executam homem no Centro de Ponta Porã

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

VíDEO: Fogo em vegetação chega próximo de casas no Coophasul

Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

VíDEO: fogo se alastra em terreno de educandário na Avenida Coronel Antonino

Últimas Notícias

Esportes

Caio Bonfim é ouro na Marcha Atlética de 20 km e bate recorde de medalhas em Mundiais

Caio supera desta forma o lendário velocista Claudinei Quirino

Polícia

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

Confusão terminou com tiros e prisão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, na noite desta sexta-feira (19). A informação inicial é a de que, um homem aparentemente em situação de rua e transtornado, entrou na unidade, tirou a camiseta e começou a falar frases sem nexo. De acordo com testemunhas, ele então saiu … Continued

Brasil

STF tem 3 votos contra aval do Legislativo para buscas no Congresso

O tema é julgado no plenário virtual

Polícia

Homem morre atropelado na BR-163 em Dourados

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local