Pular para o conteúdo
Mundo

Obama inaugura museu de história afro-americana em Washington

Ideia surgiu há 100 anos e foi aprovada em 2003
Arquivo -

Ideia surgiu há 100 anos e foi aprovada em 2003

O presidente Barack   inaugurou neste sábado o Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington. Na cerimônia de inauguração, cortou a fita e inaugurou o museu de 37 mil metros quadrados revestido em bronze, diante de milhares de pessoas.

“Além da suntuosidade do edifício, o que torna esta ocasião tão especial é a rica história que ele abriga”, disse Obama durante a cerimônia, da qual participaram personalidades como o cantor Stevie Wonder e a apresentadora de TV Oprah Winfrey.

“A história afro-americana não está separada da nossa grande história americana. Não é a parte inferior da história americana. É parte central da história americana”, expressou.

O museu foi concebido originalmente em 1915, quando veteranos da guerra civil americana buscavam uma maneira de homenagear a experiência dos afro-americanos no conflito.

A construção foi finalmente aprovada numa lei assinada pelo ex-presidente George W. Bush em 2003. O prédio tem uma localização privilegiada, próxima à Casa Branca e ao Monumento de Washington, e abriga 34 mil objetos, tendo sido quase a metade deles doados.

Tensão racial

A inauguração acontece em um contexto de forte tensão racial, enquanto cresce a indignação no país diante da morte de negros por policiais. O caso mais recente gerou protestos em  Charlotte, Carolina do Norte (sudeste).

Este é o primeiro museu nacional dedicado a documentar as verdades incômodas envolvendo a opressão sistemática sofrida pelos negros no país, ao mesmo tempo em que homenageia o papel da cultura afro-americana.

“Uma visão clara da história pode nos incomodar (…) mas é, precisamente, a partir deste incômodo que aprendemos e crescemos, e aproveitamos o poder coletivo para tornar esta nação perfeita”.

Eleito em meio a uma onda de otimismo, em 2008, Obama prometeu unificação, reiterando que não era presidente dos negros, e sim de todos os americanos. Mas seu mandato termina e as pesquisas mostram que a ampla maioria dos americanos vêem as relações inter-raciais como “em geral, ruins”.

Os tiroteios recentes em que negros foram mortos pelas polícias de Tulsa (Oklahoma, sudoeste) e Charlotte (Carolina do Norte, sudeste) voltaram a expor os problemas raciais do país. “Mesmo diante de dificuldades inimagináveis, os Estados Unidos avançaram. E este museu contextualiza os debates do nosso tempo.”

“Talvez possa ajudar um visitante branco a compreender o sofrimento e a indignação dos manifestantes em lugares como Ferguson e Charlotte”, assinalou.

O museu mostra “que este país, nascido da mudança, este país, nascido de uma revolução, este país, nosso, do povo, este país pode ser melhor”, disse o presidente.

“É um monumento, não menos importante do que os outros neste passeio, para o profundo e duradouro amor por este país e os ideais sobre os quais ele foi fundado. Porque nós também somos americanos”, assinalou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bia Haddad é eliminada nas duplas antes de estreia em simples no SP Open

Bazar do TJMS arrecada R$ 231 mil para quatro instituições sociais

Crise climática ameaça cultivo de alface em campo aberto, diz Embrapa

VÍDEO: ladrão arromba e furta supermercado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Últimas Notícias

Brasil

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Com a participação de 14 países

Cotidiano

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

O evento teve como facilitadoras as servidoras do Nudem

Esportes

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Na última final da competição foram goleadas pelo placar de 7 a 0 pelas Meninas da Gávea

Trânsito

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

GCM chegou a fechar a via