Ao menos três pessoas morreram

Incêndios na Ilha da Madeira, em , fizeram mais de mil pessoas deixarem suas casas ou hotéis em que estavam alojadas, na cidade de Funchal, capital regional. Ao menos três morreram. O hotel Choupana Hills, principal do local, foi completamente queimado.

A presidente da Acif (Associação de Comércio e Indústria do Funchal), Cristina Pedra, afirmou à agência Lusa que os turistas passam por acompanhamento das autoridades, e que a imagem da ilha não deve ser afetada. A região é um dos principais pontos turísticos de Portugal.

“A situação é desoladora e raia a catástrofe. Algumas unidades hoteleiras foram completamente destruídas, sendo a principal pela sua dimensão o Choupana Hill, e outras tiveram de ser evacuadas pela proximidade do fogo”, afirma Pedra.

O começou na segunda-feira (8) e as três mortes ocorreram na terça (9). Além das pessoas mortas e dos mais de mil desalojados, ainda houve dois feridos graves e um está desaparecido.

O jornal português Diário de Notícias afirma que dois hospitais e diversos hotéis foram evacuados. Cerca de 600 pessoas estão refugiadas no Regimento de Guarnição n. III, 300 no estádio dos Barreiros e 50 no centro cívico de São Martinho.