Pular para o conteúdo
Mundo

Fiocruz diz que pode chegar à vacina contra o Zika em cinco anos

OMS declarou emergência internacional devido à microcefalia associada
Arquivo -

OMS declarou emergência internacional devido à microcefalia associada

O presidente da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, disse nesta quarta-feira (4) que o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus pode levar cinco anos, prazo menor que a média para a descoberta de outros imunizantes.

Segundo Gadelha, a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de declarar emergência internacional por causa da microcefalia associada ao vírus Zika pode agilizar as pesquisas para o desenvolvimento da vacina. “A OMS agiu corretamente ao tomar a decisão. É uma iniciativa que pode levar à descoberta da vacina de maneira muito mais rápida, pois a declaração vai facilitar a busca de parcerias em todo o mundo, reunindo esforços de entidades de pesquisas de todo o mundo”, disse Gadelha em entrevista após participar da solenidade que marcou o início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV digital aberta no .

Gadelha destacou o fato de que hoje já é possível encurtar prazos para desenvolvimento de vacinas a partir de experiências anteriores, “porque, em geral, uma vacina leva cerca de 10 anos ou mais anos para ser desenvolvida”. “Mas hoje temos experiência de algumas vacinas e os institutos chegaram a avanços significativos ou a alguns resultados importantes, como no caso da vacina da dengue. Vamos utilizar o mesmo caminho”, acrescentou. “De qualquer maneira, para chegarmos a uma vacina, para ser mais realista – porque teremos que realizar testes clínicos na população – deveremos levar em torno de cinco anos até a sua descoberta”.

O presidente da Fiocruz considerou “muito sugestiva” a descoberta nos Estados Unidos do caso de uma pessoa contaminada pelo Zika apenas pelo contato com outo paciente infectado, apesar de viver em uma região onde não existe o vírus nem seus vetores.

“Esse fato é muito sugestivo e leva à conclusão de que a transmissão tenha se dado por contato sexual. Mas nós precisamos avançar em pesquisas para que possamos mostrar não só a partícula viral no sêmen, mas também demonstrar a presença do vírus ativo.”

Papel da OMS

Segundo o presidente da Fiocruz, a declaração de emergência internacional da OMS é muito importante e bem-vinda nesse momento “porque você pode otimizar esforços globais em pesquisas, desenvolvimento, áreas de diagnósticos, vacina, métodos melhores de combate ao vetor, sem que isto seja encargo de um país específico, isolado”.

A decisão, segundo ele, faz com que o problema passe a ser uma tarefa da OMS e de todos os países “porque este é um problema global e não só dos países onde já existe o problema, como é o caso da África, Ásia e dos países da América Latina”.

Segundo Gadelha, há estudos que mostram que partes dos Estados Unidos como o Golfo do México e a Flórida também já estão sendo impactados pelo vírus Zika.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
missão comitiva

Mirando investidores, comitiva de MS apresenta oportunidades do Estado na Expo Osaka no Japão

“Basta de homofobia!”: vereador cobra investigação de caso envolvendo jovem espancado em Campo Grande

carro danúbio azul

VÍDEO: Carro invadiu calçada antes de destruir loja no Danúbio Azul

Milei lança iniciativa para melhorar relações de Israel com países latino-americanos

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

transplantes

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

Adolescente de 14 anos é encontrada por familiar na região do Taveirópolis

Últimas Notícias

Polícia

Com helicóptero, Polícia Militar faz operação em bairros de Campo Grande

Há dois meses, equipes do 10º BPM já vem realizando operações

MidiaMAIS

Clube de Leitura da ASL homenageia Dalton Trevisan no encontro de agosto

“O Vampiro de Curitiba” será o próximo homenageado do Clube de Leitura da ASL

Polícia

Após não ser localizada, MPMS apresenta desistência da oitiva da mãe do ‘coach’ que matou o próprio pai

O ‘coach’ está preso desde o dia 28 de junho, quando foi encontrado pela GCM

Cotidiano

Sesau realiza campanha de vacinação no Pátio Central neste sábado

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional, para todas as idades