Nenhuma ligação foi confirmada pelos oficiais

O grupo Estado Islâmico afirmou ser responsável pelo ataque com arma de fogo à boate Pulse, em Orlando, Flórida, que matou 50 pessoas e feriu outras 53 na madrugada deste domingo (12). A declaração foi feita em um comunicado da agência de notícias Amaq, comandada pelos radicalistas.

O autor do atentando, Omar Mateen, de 29 anos, tinha origem afegã e integrava uma lista do FBI (Departamento Federal de Investigação) de admiradores do Estado Islâmico, segundo os oficiais que investigam o caso, porém nenhuma ligação entre o ataque e grupos militares extremistas foi confirmada.

“O ataque armado que teve como alvo uma boate gay na cidade de Orlando, no Estado americano da Flórida, que deixou mais de cem pessoas mortas ou feridas, foi realizado por um soldado do Estado Islâmico”, escreveu a Amaq, de acordo com a agência Reuters.

O candidato republicano Donald Trump anunciou pelo twitter que agradece aos parabéns por “estar certo em relação ao terrorismo radical islâmico”, dizendo que é necessária mais vigilância. O FBI afirmou que são necessárias mais investigações para supor uma relação entre o terrorismo e os ataques.