Publicação falsa foi compartilhada mais de 22 mil vezes

Uma notícia publicada no Facebook afirmando que o ator de Hollywood Denzel Washington elogiou o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, é falsa, rebateu o assessor do artista à BBC, nesta terça-feira (15). A publicação do American News foi compartilhada mais de 22.000 vezes desde segunda-feira.

A notícia dizia que Washington elogiou o Sr. Trump, dizendo: “Precisamos de mais e mais empregos. “Ele contratou mais funcionários, mais pessoas do que qualquer um que eu conheço no mundo”. 

A notícia também afirma que Washington chamou o presidente Barack Obama de “anti-cristão”.  Alan Nierob, assessor de Washington, disse à BBC News: “A história foi 100% criada”.

Mas, alguns usuários do Facebook foram enganados.

Uma internauta escreveu: “Precisamos ser um país unido não dividido, afinal é chamado Estados Unidos da América.

Outra publicou: “Ele tem sido meu ator favorito por um tempo muito longo, sabia que havia algo de especial sobre ele, Deus é o seu salvador, obrigado, Denzel!”

Notícias falsas

A prevalência de notícias falsas no Facebook tornou-se um tema quente na esteira da eleição dos EUA. E o chefe do Facebook Mark Zuckerberg respondeu a essas preocupações em um post na noite do último sábado (12).

“Apenas uma quantidade muito pequena é falsa notícia e hoaxes”, disse ele. “As brincadeiras que existem não se limitam a uma visão partidária, nem mesmo à política”. 

Mas parece que nem todos os funcionários do Sr. Zuckerberg estavam satisfeitos com sua resposta, como o Buzzfeed relatou que alguns criaram uma força tarefa não oficial para lidar com o problema.

Coisas para perguntar a si mesmo antes de compartilhar uma publicação:
-Já ouvi falar do editor antes?
-É esta a fonte que eu acho que é?
-Isso foi relatado em qualquer outro lugar?
-Há mais de uma evidência para esta afirmação?

American News tem mais de cinco milhões de curtidas no Facebook. Ele é especializado em matérias de direita.

Os artigos que compartilha no Facebook ‘linka’ de volta ao seu site, que não contém informações sobre as pessoas que escrevem e publicam as histórias. O registro de domínio usa um serviço de privacidade para manter a identidade do proprietário em segredo.

A BBC enviou mensagens para o American News para comentar, mas não teve resposta.

De onde veio essa história?

Caracteristicamente para histórias desse tipo, a American News não foi a primeira a publicá-la. Em vez disso, ele levou de outros sites semelhantes.

Conforme relatado por Snopes – um dos mais antigos sites de debunking da internet – um site chamado ANews24 publicou a falsa declaração sobre Washington em agosto.

Snopes aponta as palavras sobre Donald Trump atribuídas a Washington são originalmente de uma entrevista no New York Post com o activista dos direitos civis Charles Evers, de 93 anos, que endossou Trump na entrevista, dizendo: “Precisamos de mais e mais empregos”. “O desemprego está bem aqui”. “Ele contratou mais funcionários, mais pessoas, do que qualquer um que eu conheço no mundo.”