A obra é uma representação de são Miguel Arcanjo do século 18

Um visitante brasileiro quebrou neste domingo (6), uma estátua barroca ao tentar tirar uma selfie enquadrando a escultura no de Arte Antiga em Lisboa, Portugal. O incidente ocorreu no novo Piso 3, na Galeria de Escultura Portuguesa. Ninguém se feriu.

A obra é uma representação de são Miguel Arcanjo sem autor definido, do século 18. A sala está fechada, e deve reabrir na terça-feira (8). A estátua estava nesta galeria desde julho.

De acordo com o jornal DN de Portugal, Teresa Bizarro, assessora do Ministério da Cultura, em primeira avaliação conclui que os “danos são reversíveis”. Teresa admitiu que nos próximos dias, a direção do museu irá analisar o caso com maior profundidade, podendo escolher outro local para expor a estátua.

O Ministério da Cultura divulgou uma nota afirmando que havia um vigilante na sala no momento do acidente.

“O acidente ocorreu quando o visitante,estava fotografando outra obra, e foi para trás sem olhar enão parou apesar dos alertas do vigilante”.

​O incidente reacendeu uma polêmica sobre a falta de recursos e pessoal dos aparelhos culturais portugueses diante da explosão de turistas dos últimos anos. No início do ano, o diretor do Museu de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, criticou publicamente o descaso com o patrimônio e afirmando que “de certeza absoluta que um dia destes há uma calamidade no museu”.

Pimentel reclamou que seu museu, um dos mais importantes do país, com 82 salas, tinha apenas 20 vigilantes, quando seriam necessários mais do que o dobro: pelo menos 50. A declaração não caiu bem com a pasta da Cultura.

Ironicamente, esta não é a primeira estátua centenária despedaçada devido à ânsia fotográfica no museu. Em maio, um visitante escalou a fachada da histórica estação do Rossio para tirar uma selfie e acabou derrubando e quebrando uma escultura do século 18 que retratava d. Sebastião, rei de Portugal.