Michelle Bachelet classificou o episódio como “intolerável”

O ministro da Economia do Chile, Luis Felipe Céspedes, recebeu de presente em um jantar com empresários na noite de terça-feira (13), um boneca inflável que levava um papel na boca com a mensagem “para estimular a economia”. A presidente chilena Michelle Bachelet classificou o episódio como “intolerável”.

A Associação de Exportadores de Manufaturas e Serviços (Asexman) tradicionalmente dá presentes diferentes, mas a boneca inflável causou revolta nas redes sociais. As fotos do evento mostram Céspedes sorridente segurando o presente ao lado de outros ministros.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, escreveu em seu Twitter nesta quarta-feira (14) que “o ocorrido na ceia de Natal organizada pela Asexma não pode ser tolerado”.

“A luta pelo respeito à mulher tem sido um princípio em meus dois governos”, assegurou a presidente.

Céspedes pediu desculpas. “‘Me pegou de surpresa e minha reação não foi adequada”, disse à imprensa.

Ao ver a repercussão do presente inusitado, o presidente da Asexma, Roberto Fantuzzi, também tentou se redimir.”Tenho esposa, filhas e netas, jamais teria intenção de provocar violência contra a mulher” disse.

O Movimento pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Miles) chamou de “sexista e misógino” o “espetáculo com a boneca inflável”.

“A Asexma entregou a boneca ao ministro porque a seu juízo, a economia é como as mulheres, que precisam ser estimuladas”, declarou o Miles, indignado com o “sorriso de orelha a orelha” do ministro ao receber o presente.

Como em outros países da América Latina, o Chile tem registrado várias manifestações nos últimos meses para protestar contra a violência machista.

Segundo organizações de defesa das mulheres, quase 50 chilenas foram assassinadas e mais de 100 sofreram ataques graves em 2016.