Aplicativo foi lançado na Espanha

Um aplicativo de celular promete que os fiéis possam encontrar qualquer padre católico disponíveis para uma confissão elaborada à distância de um clique. É o app batizado de “Confissão Go”, que já recrutou mais de 100 padres na Espanha e já foi baixado por mais de 4 mil pessoas, tendo sido lançado nesta quinta-feira (9). 

Segundo o site El País, o criador da ferramenta explica que sua criação se deu em virtude da necessidade de se confessar a qualquer hora. “É uma forma de incentivar tanto a gestão quanto a recepção do sacramento e da conciliação”, elencou. Segundo ele, o aplicativo informa a localização de qualquer padre ou igreja cadastrada em qualquer localidade. 

A busca pode ser feita por proximidade ou por províncias e clicando em cada confessionário, dados de localização aparecem: nome do padre, ano de nascimento, ano de gestão e direção do lugar que está confessando. Se o padre está confessando em um lugar público aberto, uma fotografia do sacerdote também é exibida, para que o usuário reconheça.

Além disso, se você tiver ativado  o GPS, com apenas um toque sobre o nome do sacerdote, o endereço ou o ícone, você pode obter a distância entre confessor do usuário, bem como o caminho mais curto para chegar ao lugar selecionado. O projeto tem como um dos criadores o padre espanhol Ricardo Latorre. Ele afirma que são quase 100 padres e bispos parceiros. 

“Um dos desejos que eu tive é que os padres que saírem para a rua, que se encorajam a estarem disponíveis para as pessoas, para o seu lugar na Igreja, mas também em outros espaços que certas pessoas são mais acessíveis, porque há pessoas que perderam o hábito. Algumas pessoas custam em voltar para a igreja e estão longe há anos”, disse ao El País.