Pular para o conteúdo
Mundo

Terremoto de grande intensidade atinge o Nepal e norte da Índia

Número de mortos chega a 597, segundo as primeiras informações
Arquivo -

Número de mortos chega a 597, segundo as primeiras informações

Um forte de magnitude 7.8 atingiu a capital do e o Vale de Katmandu, densamente povoado, na manhã deste sábado (25), causando danos em edifícios e estruturas urbanas, incluindo desabamentos e elevamento do solo em alguns pontos. O número de mortos chega a 597, de acordo com informações divulgadas pela rede norte-americana “CNN”, que cita Laxmi Dhakal, porta-voz do Ministério de Assuntos do Interior.

Ocorreram ao menos 15 pequenos tremores, de magnitude 4,5, após o choque principal, cujo epicentro foi registrado 80 km a nordeste de Katmandu. Países vizinhos, como a , também foram afetados. Ainda não há números oficiais de feridos.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o terremoto ocorreu às 11h26, horário local, 3h26 em , com magnitude 7.8 e a 15 km de profundidade, no distrito de Gorka. 

Dezenas de pessoas foram levadas, pouco após o tremor, ao principal hospital de Katmandu, com membros quebrados e outras lesões. Uma menina morreu após ser atingida por uma estátua que caiu em um parque na capital nepalesa, segundo uma testemunha, enquanto outra pessoa morreu no norte da Índia quando sua casa desabou

O ministro da Informação do Nepal, Minendra Rijal, explicou à rede de TV indiana NDTV que o vale do Katmandu é densamente povoado, com cerca de 2,5 milhões pessoas, muitas delas pobres, vivendo em construções de baixa qualidade. O ministro ainda afirmou que equipes de resgate estão trabalhando no local, e que não há informações sobre vítimas.

Vários edifícios desabaram no centro da capital, incluindo templos seculares, disse o morador Prachanda Sual à agência Associated Press (AP). Sual disse ter visto pessoas correndo pelas ruas em pânico, enquanto sirenes de ambulâncias e helicópteros do governo eram ouvidos no local.

A população está sendo orientada a permanecer fora de suas casas, uma vez que mais tremores são esperados. Uma réplica de magnitude 6.6 foi sentida minutos após o tremor principal, junto de vários outros tremores mais fracos. 

O centro antigo de Katmandu é um emaranhado de edifícios próximos uns dos outros, ruas estreitas e casas mal construídas com grandes famílias. Junte-se a isto a falta de preparação do Nepal para desastres naturais, e um terremoto desta magnitude torna-se uma preocupação séria.

Sentido em outros países

Mohammad Shahab, morador de Lahore, no Paquistão, disse que estava sentado em seu escritório quando o terremoto abalou a cidade, próxima da fronteira com a Índia. Ele disse que os tremores continuaram por um tempo, mas agora a situação era normal.

O terremoto também foi sentido na capital indiana, Nova Déli, e repórteres da AP relataram fortes tremores nas cidades de Lucknow, no norte da Índia e cerca de 430 km do epicentro; e Patna, a 280 km. (Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
novo cybertruck campo grande 2

Patrão manda Cybertruck para funcionária e carro de R$ 1,5 milhão vira atração em Campo Grande

delegado dgpc

‘Remoções para acertar efetivo’, diz delegado-geral da PC sobre falhas em atendimentos na Deam

Jovem é agredido com mata-leão em ônibus do transporte coletivo no Taquaral Bosque

UEMS abre processo seletivo de pós-graduação exclusiva para policiais militares de MS

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Homem pede socorro na rua após ser esfaqueado pela esposa em São Gabriel do Oeste

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul ganha 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos

Novos peritos serão distribuídos em seis cidades: dois profissionais serão enviados para Aquidauana, Corumbá, Paranaíba e Sidrolândia, enquanto um perito irá para Coxim e Anastácio

Brasil

Saiba como será a retirada de botijões pelo programa Gás do Povo

Distribuição para famílias de baixa renda começa em novembro

Cotidiano

Escola de Itaporã vence prêmio nacional de educação com projeto de educação ambiental

Projeto realizou atividades de reciclagem de papel, de culinária sustentável, feira de trocas, visitas técnicas e até podcast

Trânsito

Acidente entre carro e moto deixa trânsito na Afonso Pena parcialmente interditado

Motociclista e passageira foram encaminhados para a Santa Casa conscientes e orientados, sem ferimentos graves visíveis