As autoridades acreditam que a maioria das vítimas está dentro da fuselagem

Mergulhadores indonésios alcançaram finalmente nesta sexta-feira a fuselagem do avião da que se acidentou no mês passado, informou um funcionário, enquanto outros quatro corpos foram recuperados no Mar de Java.

O voo QZ8501 caiu no dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo quando voava da cidade de Surabaya a Cingapura.

“Mergulhadores alcançaram a fuselagem nesta manhã, mas não puderam entrar porque havia muitos cabos e destroços”, declarou S.B. Supriyadi, funcionário da agência de resgate que coordena as buscas, à AFP.

Segundo ele, o mau tempo registrado mais tarde no mesmo dia dificultou os esforços para verificar se havia mais corpos em seu interior.

As equipes de resgate tentavam em vão alcançar a parte principal do Airbus A320-200 desde que ele foi encontrado no fundo do mar por uma embarcação militar na semana passada, mas não conseguiam se aproximar devido às condições climáticas.

As autoridades acreditam que a maioria das vítimas está dentro da fuselagem, e planejam fazer uma avaliação mais completa dos destroços para determinar como recuperar os corpos.

Os quatro corpos encontrados nesta sexta-feira foram localizados entre os escombros perto da fuselagem. Um total de 63 corpos foram encontrados até agora, informou Supriyadi.

Mergulhadores recuperaram seis corpos na quinta-feira, alguns ainda presos em seus assentos, perto da parte principal da aeronave.

As caixas-pretas do Airbus – Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR) – foram recuperadas na semana passada e estão sendo analisadas.

O ministro dos Transportes indonésio, Ignasius Jonan, declarou nesta semana que o avião subiu anormalmente rápido antes de entrar em perda de sustentação aerodinâmica e cair no mar.

Apenas alguns momentos antes de desaparecer do radar, o piloto pediu para ganhar altitude com o objetivo de evitar uma tempestade, mas sua solicitação não foi atendida devido ao tráfego aéreo intenso.