Pular para o conteúdo
Mundo

Exército iraquiano prepara grande ofensiva terrestre contra jihadistas

No sábado, 23 pessoas morreram em um ataque similar em Bagdá
Arquivo -

No sábado, 23 pessoas morreram em um ataque similar em Bagdá

Com o apoio da coalizão internacional, as forças iraquianas preparam uma grande ofensiva terrestre para expulsar o grupo das regiões que ocupa ao norte e a oeste de Bagdá, onde dois atentados suicidas deixaram 40 mortos em três dias.

Embora a capital iraquiana esteja a salvo de ataques de grande porte do grupo jihadista, continua sendo atingida por atentados suicidas como o que matou nesta segunda-feira 14 pessoas em um bairro de maioria xiita.

No sábado, 23 pessoas morreram em um ataque similar em Bagdá, onde permanece o levantamento do toque de recolher noturno, cujo fim foi comemorado pelos habitantes como uma libertação.

Após seis meses de bombardeios aéreos no , primeiro por parte dos Estados Unidos e depois da coalizão internacional, e após alguns êxitos em terra que foram significativos, mas limitados geograficamente, o exército iraquiano lançará uma campanha terrestre nas próximas semanas.

O anúncio foi feito em Amã pelo coordenador americano da coalizão, John Allen, que declarou que as forças aliadas darão um importante apoio em potência de fogo. 

Segundo o secretário americano de Estado, John Kerry, a coalizão antijihadista, que realizou ao menos 2.000 incursões no Iraque e na Síria desde sua implementação, em setembro, já deu seus frutos, já que permitiu recuperar um quinto do território controlado pelo EI.

Os ataques aéreos “privaram os insurgentes da utilização de mais de 200 infraestruturas de gás e petróleo (…), perturbaram a cadeia de comando dos jihadistas (…), colocaram pressão sobre suas finanças e dispersaram suas forças”, disse Kerry na conferência de segurança de Munique, na Alemanha, neste fim de semana.

Membro da coalizão que bombardeia o EI na Síria, a Jordânia aumentou seu envolvimento na luta contra os jihadistas desde o anúncio da terrível execução de um de seus pilotos, capturado em dezembro.

Amã, que diz ter destruído 56 alvos dos extremistas em três dias (20% de sua capacidade de combate), também bombardeou o Iraque, sendo o primeiro árabe a fazê-lo neste país.

Os Emirados enviaram no domingo à Jordânia um esquadrão de aviões F-16 para apoiar este país irmão nos bombardeios contra o EI na Síria e no Iraque.

O grupo sunita ultrarradical Estado Islâmico é acusado de crimes contra a humanidade e limpeza étnica nos territórios que controla na Síria e no Iraque.

Desde o início do mês, foram encontradas duas fossas comuns com vinte homens, mulheres e crianças da minoria yazidi em cada uma, no norte do Iraque.

Na Síria, os combatentes curdos retomaram o controle de um terço dos povoados que cercam Kobane, depois de expulsar o EI no fim de janeiro desta cidade fronteiriça com a Turquia, embora 200 localidades sigam nas mãos dos jihadistas, segundo uma ONG.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro