Professora passará a ser reconhecida como homem a partir de segunda

Uma escola do ensino médio dos Estados Unidos vai promover nesta segunda-feira (4) uma reunião com os alunos para explicar a transformação de uma professora transgênero. A docente, que se apresentava como mulher até a última quinta-feira (30), quando os alunos saíram para o feriado, será a partir de agora reconhecida como homem.

Para que a transição seja livre de preconceitos e bem esclarecida com os alunos, a direção da Joseph C. Wilson High School, que fica em Rochester, estado de Nova York, enviou uma carta aos pais, na quinta-feira (30), pedindo “apoio ao nosso trabalho diante desta situação sensível”.

“A Joseph C. Wilson Magnet High School é uma comunidade onde estudantes e funcionários devem tratar a todos com respeito e compreensão. Não estamos pedindo para seus filhos se comportar de uma maneira diferente disso. A única mudança para eles é que terão de se reportar ao docente como Senhor, e não mais como Senhora”, diz a carta assinada pela diretora Uma Mehta e pela coordenadora pedagógica Amy Schiavi.

Em março, na Chino High School, na Califórnia, um professor de química anunciou aos alunos que a partir de então deveria ser chamado de professora. Amanda Swager nasceu com órgãos femininos, mas até então era identificada como menino. Depois de manter aparência masculina na sala de aula, ela fez a transição.