Pular para o conteúdo
Mundo

Austrália prende jovens que planejavam atentado

Cinco jovens foram presos na Austrália neste sábado
Arquivo -

Cinco jovens foram presos na Austrália neste sábado

Segundo a polícia de Melbourne, os cinco rapazes entre 18 e 19 anos pretendiam realizar atentado inspirado no “Estado Islâmico”. O palco seria a comemoração de um feriado nacional relacionado à Primeira Guerra.

Cinco jovens foram presos na Austrália neste sábado (18) por suspeita de planejarem um ataque durante as cerimônias do Dia da ANZAC (Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia), na próxima semana. De acordo com a polícia, os jovens se inspiraram no grupo jihadista “Estado Islâmico” e tinham policiais como alvo.

A ação envolveu 200 policiais. Dois rapazes de 18 anos foram presos por suspeita de terrorismo. Um terceiro, também de 18 anos, foi preso por delitos com armas. Os dois últimos, de 18 e 19 anos, estavam sob custódia do Estado e prestava assistência à polícia.

Segundo o subcomissário da Polícia Federal australiana, Michael Phelan, os rapazes tinham ligação com Numan Haider, que atacou dois policiais em Melbourne em setembro do ano passado e morreu com um tiro, na sequência.

Sete mandados de busca foram executados em Melbourne por uma unidade de combate ao terrorismo, dois meses após o primeiro-ministro Tony Abbott ter advertido que a ameaça extremista no país aumentou. Neste sábado, Abbott afirmou que o plano de atentado dos rapazes presos estava em estágio avançado. Mas ele pediu à população que não deixe de participar das comemorações de 25 de abril.

Em janeiro, as autoridades da Austrália elevaram para “alto” o nível de alerta para um possível ataque terrorista contra a polícia.

Os eventos do Dia ANZAC marcarão o centenário, no dia 25 de abril, da chegada das tropas australianas e neozelandesas à península de Gallipoli, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial. No dia 25 de abril de 1915, tropas inglesas, neozelandesas, australianas e francesas desembarcaram no estreito dos Dardanelos numa tentativa de combater os turcos no coração do Império Otomano, aliado da Alemanha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criança de 3 anos é picada por escorpião, sofre 33 paradas cardíacas e morre no Paraná, diz família

Poltrona pega fogo e idosa sofre queimaduras nos braços em Campo Grande

Nattan fica enojado com desejo de grávida de Rafa Kalimann: ‘Estranha’

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$369 mil em diárias durante junho

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros por dupla encapuzada em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem 11 trechos interditados nesta quinta-feira em MS

Além das interdições, 22 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”

Transparência

Agesul aditiva contrato com empresa de segurança viária em rodovias de MS por R$ 62,4 milhões

Este é o terceiro aditivo com a empresa que presta serviços em rodovias de Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Bela Vista

Polícia

Venezuelano baleado pela polícia em Dourados após surtos, terá que usar tornozeleira eletrônica

Decisão é do juiz Eduardo Floriano de Almeida, da 3ª Vara Criminal

Política

Três deputados de MS aprovam PL que flexibiliza licenciamento ambiental

Votação na PL ambiental feita durante a madrugada mobilizou a maioria da bancada federal por Mato Grosso do Sul