Cinco jovens foram presos na Austrália neste sábado

Segundo a polícia de Melbourne, os cinco rapazes entre 18 e 19 anos pretendiam realizar atentado inspirado no “Estado Islâmico”. O palco seria a comemoração de um feriado nacional relacionado à Primeira Guerra.

Cinco jovens foram presos na Austrália neste sábado (18) por suspeita de planejarem um ataque durante as cerimônias do Dia da ANZAC (Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia), na próxima semana. De acordo com a polícia, os jovens se inspiraram no grupo jihadista “Estado Islâmico” e tinham policiais como alvo.

A ação envolveu 200 policiais. Dois rapazes de 18 anos foram presos por suspeita de terrorismo. Um terceiro, também de 18 anos, foi preso por delitos com armas. Os dois últimos, de 18 e 19 anos, estavam sob custódia do Estado e prestava assistência à polícia.

Segundo o subcomissário da Polícia Federal australiana, Michael Phelan, os rapazes tinham ligação com Numan Haider, que atacou dois policiais em Melbourne em setembro do ano passado e morreu com um tiro, na sequência.

Sete mandados de busca foram executados em Melbourne por uma unidade de combate ao terrorismo, dois meses após o primeiro-ministro Tony Abbott ter advertido que a ameaça extremista no país aumentou. Neste sábado, Abbott afirmou que o plano de atentado dos rapazes presos estava em estágio avançado. Mas ele pediu à população que não deixe de participar das comemorações de 25 de abril.

Em janeiro, as autoridades da Austrália elevaram para “alto” o nível de alerta para um possível ataque terrorista contra a polícia.

Os eventos do Dia ANZAC marcarão o centenário, no dia 25 de abril, da chegada das tropas australianas e neozelandesas à península de Gallipoli, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial. No dia 25 de abril de 1915, tropas inglesas, neozelandesas, australianas e francesas desembarcaram no estreito dos Dardanelos numa tentativa de combater os turcos no coração do Império Otomano, aliado da Alemanha.