Pular para o conteúdo
Mundo

Airbus 320 foi ‘pulverizado’ e resgate pode levar uma semana, diz o tenente Eric Sapet

Segundo Sapet, há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso
Arquivo -

Segundo Sapet, há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso

As equipes que estiveram na região em que caiu o Airbus 320 da na terça-feira disseram que os resgates estão sendo dificultados pelo fato de a aeronave ter se desintegrado em vários pedaços menores.

“Tudo foi pulverizado, não tem nada identificável. Não vemos nada, não podemos nem distinguir um avião”, afirma o tenente Eric Sapet, do grupo de montanha dos bombeiros dos Alpes-Marítimos.

Segundo Sapet, há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso.

As complicadas operações de busca foram retomadas nesta quarta-feira. O avião caiu em uma área íngreme a 2.000 metros de altura nos Alpes franceses, com acesso muito difícil.

Tudo isso deve dificultar a recuperação e identificação dos corpos – todas as 150 pessoas que estavam a bordo do voo 4U 9525, que ia de Barcelona para Dusseldorf, na Alemanha, morreram.

A polícia disse à agência de notícias AFP que as buscas devem durar pelo menos uma semana – e a operação para repatriar os corpos deve demorar ainda mais.

Policiais militares e bombeiros especializados em montanhas foram levados ao local da queda de helicóptero e estão trabalhando para deixar a área mais segura para que médicos legistas e especialistas em acidentes aéreos possam iniciar seus trabalhos.

“A prioridade é garantir a segurança do local do acidente para que os investigadores possam vir em seguida”, afirmou Pierre-Henry Brandet, porta-voz do Ministério do Interior.

Um “quartel-general” das operações foi montado no vilarejo de Seyne-les-Alpes, a 10 quilômetros do local da catástrofe.

 

Caixa-preta

Uma das caixas-pretas do Airbus A320 já chegou a Paris e, segundo o secretário francês dos Transportes, Alain Vidalies, deve começar a ser analisada na manhã desta quarta.

Segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a caixa-preta encontrada “está danificada, mas pode ser analisada”.

Esta caixa-preta é a que grava as conversas dos pilotos e os sons da cabine. Todos os aviões têm duas caixas-pretas, a que registra parâmetros técnicos do voo ainda não foi localizada.

A análise da caixa-preta pode ajudar a determinar o que provocou o acidente.

A análise será feita pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que investiga acidentes da aviação civil.

A ministra dos Transportes, Ségolène Royal, disse que a hipótese de ação terrorista “não é a privilegiada atualmente”.

“Há uma concentração de destroços em um espaço de cerca de 1,5 hectare. É um espaço importante porque o choque foi violento, mas isso mostra que o avião muito provavelmente não explodiu (em voo)”, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

 

Vítimas

Além dos 67 alemães a bordo, entre eles dois cantores da Ópera de Dusseldorf, 16 estudantes e dois professores que faziam parte de um programa de intercâmbio, havia também dois australianos (uma mãe e seu filho), segundo o ministério das Relações Exteriores da Austrália.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Philip Hammond, disse nesta quarta que havia três passageiros britânicos no avião.

Também estavam no voo passageiros da Turquia, Dinamarca, Holanda e Bélgica.

O presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são aguardados no local do acidente no início desta tarde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Marcelo Bertoni diz que Famasul lidera esforços para prorrogar prazo de regularização de terras na faixa de fronteira

Últimas Notícias

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued

Transparência

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Prefeitura pretende realizar obra no Jardim América II com recursos próprios e do Novo PAC. Obra, quando concluída, terá capacidade para até 188 alunos por período