Pular para o conteúdo
Variedades

Existência de tatu-mirim é confirmada em Mato Grosso do Sul por pesquisadores

O tatu-mirim é uma das menores espécies de tatu e possui hábitos discretos
Taís Wölfert -
Pesquisadores adotaram uma abordagem que combinava análises moleculares e registros de armadilhas fotográficas (Foto: Divulgação/ICAS)

Um estudo feito por pesquisadores do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) confirmou a presença do tatu-mirim (Dasypus septemcinctus) em . O tatu-mirim é uma das menores espécies de tatu, caracterizado por seu pequeno porte, carapaça com seis a sete bandas móveis e hábitos discretos.

A pesquisa feita em parceria com instituições nacionais e internacionais foi publicada na revista científica Biota Neotropica. Os pesquisadores adotaram uma abordagem que combinava análises moleculares e registros de armadilhas fotográficas.

O tatu-mirim é uma espécie pouco estudada, sendo esse um dos motivos para ser confundido com outras espécies. O animal era frequentemente confundido com o tatu-galinha. No estado, os registros do mirim eram escassos.

A existência do animal foi comprovada no Parque Natural Municipal do Pombo, em , há 326 km de .

Tatu-mirim

Para confirmar a ocorrência da espécie no estado foram necessários dois registros. Um captado por armadilhas fotográficas e outro identificado por meio da análise genética de um animal atropelado. O estudo sequenciou o DNA mitocondrial da amostra e comparou os dados com bancos genéticos, eliminando qualquer dúvida sobre a identificação da espécie.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“O uso da genética foi fundamental para validar a presença de Dasypus septemcinctus na região. As análises moleculares não apenas confirmaram a espécie, mas também contribuíram para uma melhor compreensão de suas relações genéticas com outras subespécies”, explica Carla Gestich, coautora do estudo, especialista em genética da conservação e pós-doutoranda em Ecologia Molecular.

O estudo reforça a necessidade da manutenção do bioma, que é considerado um dos mais ameaçados do mundo. Com ele foi possível ter uma maior compreensão quanto a distribuição e a ecologia do tatu-mirim.

A pesquisa também evidencia a necessidade das áreas de conservação que auxiliam também na preservação da fauna. Além de mostrar que o bioma pode esconder ainda mais espécies.

O artigo completo pode ser acessado aqui.

Perereca Macaco

Também no Parque do Pombo foi descoberta uma nova espécie de Perereca Macaco. O anfíbio foi encontrado durante uma expedição de pesquisadores ao local. Até então a nova espécie era desconhecida pela ciência e está em processo de descrição e oficial.

A Perereca Macaco faz tem hábitos de reprodução diferente de outros anfíbios. A espécie coloca seus ovos em folhas, dobrando-as para protegê-los. Quando os girinos se desenvolvem, caem na água e completam seu ciclo de vida. Além disso, esses animais possuem coloração vibrante, com tons esverdeados e padrões coloridos nas pernas e flancos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
empinando moto

Motoqueiro que não obedeceu parada e avançou com moto quebrou perna de policial

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

bicicleta em buraco jovens batem a cabeça

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Valdemar Costa Neto

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas no fundo de casa em MS

Criança foi deixada em cima de um monte de entulhos no quintal da residência

Esportes

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do ano que vem, neste domingo, ao derrotar a Irlanda do Norte, por 3 a 1. Com o resultado, os tetracampeões mundiais conquistaram os primeiros três pontos no Grupo A, … Continued

Famosos

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Pego de surpresa, a maior parte do público não conseguiu segurá-la

Esportes

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Seleção treina nesta segunda-feira, às 10h30, quando Ancelotti vai definir o time para o confronto com a Bolívia