Pular para o conteúdo
Variedades

Vai viajar? Cuidado com as fotos: gestos com as mãos podem ofender facções e causar mortes

Todo cuidado é pouco: além de sinais com os dedos, corte e cor de cabelo também podem representar grupos criminosos e colocar vidas em risco
João Ramos -
gestos mãos facções
Ao centro, jovem morto em Jericoacoara e, nos cantos, outros exemplos de símbolos que podem ser perigosos - (Fotos: Reprodução)

Dependendo da região do Brasil onde você estiver, fazer gestos com as mãos pode ofender facções criminosas e até resultar em mortes – como caso de um jovem de 16 anos, assassinado em Jericoacoara, no Ceará, esta semana. O garoto foi morto após postar uma foto fazendo um sinal que é símbolo de um grupo criminoso que atua no Estado.

Pai do rapaz explica ao UOL que o filho posou para a câmera fazendo o número “3” com os dedos, sem saber que ele representava a facção. Depois disso, o adolescente acabou morto na madrugada de segunda-feira (16), uma semana antes do Natal.

O caso chocou o país e deixou o alerta para aqueles que vão viajar e passar o fim de ano em outros lugares do Brasil, até porque esta não é a primeira vez que se tem notícia de um inocente morto por imitar (sem saber) algum sinal do crime organizado.

Diante disso, é preciso cuidado redobrado com os sinais feitos na hora de registrar momentos durante as férias em qualquer canto do país.

Na dúvida, não faça: confira símbolos que podem representar facções

No mundo do crime, esses gestos que antes eram reproduzidos usualmente por qualquer pessoa ganharam significados mais profundos e hoje podem indicar alianças ou rivalidades entre os grupos criminosos.

Os mais conhecidos são sinais fazendo os números “2” e “3”, independente da distribuição dos dedos. Os significados variam de região para região. Por exemplo, o “3” pode ser associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Bonde do Maluco – área em que a pessoa estiver é que determinará a qual facção o símbolo representa.

Além disso, fazer “2” com as mãos costuma ser um gesto do Comando Vermelho (CV) e pode provocar retaliações por facções rivais. “L”, arminha, mão chifrada e “hang loose” também são sinais não recomendados pela polícia.

Em alguns estados e cidades, guias turísticos já avisam aos visitantes para não fazerem símbolos na hora de tirar fotos.

Além das mãos: corte e cor de cabelo também podem ser um perigo

Em resumo, a recomendação, de modo geral, é não fazer gesto algum e apenas sorrir. No entanto, as facções não se reconhecem apenas com sinais pelos dedos, mas também com a quantidade de traços nos cortes de cabelo, braços cruzados como escudo e coloração das madeixas.

Desse modo, especialmente nesta época do ano em que muita gente viaja desinformada, é necessário muita cautela para não acabar sendo morto por adotar um visual ou gesticular algo que nem imagina ser a representação de lideranças do crime.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores de Campo Grande podem castrar gatos de graça no CCZ; saiba como agendar

Incêndio de grandes proporções atinge cidade na divisa entre SP e MS

Sejuv realiza encontro voltado à saúde emocional e bem-estar na gestação 

marcola

Suspeito de substituir Marcola no PCC é entregue pela Bolívia à Polícia Federal em Corumbá

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

marcola

Suspeito de substituir Marcola no PCC é entregue pela Bolívia à Polícia Federal em Corumbá

Equipe sul-mato-grossense conquista pentacampeonato no Brasileiro de Futebol PC

Últimas Notícias

Polícia

Polícia desmonta ringues e prende suspeito por rinhas de galo em Campo Grande

Militares encontraram 44 galos em situação de maus-tratos, presos em gaiolas, sem água e sem comida

Polícia

‘Tuta’ é transferido de Corumbá para Penitenciária Federal em Brasília

O suspeito de substituir Marcola no PCC foi entregue pela Bolívia neste domingo

Polícia

Homem é preso após comprar celular roubado por R$ 50 em Campo Grande

Vítima acionou a polícia após localizador indicar endereço onde aparelho estava

Esportes

Ancelotti envia pré-lista à CBF e primeiros nomes da Seleção já circulam nos bastidores

Embora a CBF mantenha a lista em sigilo, informações de bastidores divulgadas pelo Globo Esporte apontam que pelo menos seis jogadores do Flamengo