Entenda o que pode ter causado explosão de coxinha que queimou cliente em Curitiba

Vítima sofreu queimaduras no rosto após a coxinha explodir

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução, Redes Sociais)

Na última sexta-feira (13) cliente de um bar sofreu queimaduras no rosto após a coxinha que ele estava comendo explodir. O vídeo do incidente viralizou nesta semana.

O dono do bar contou que nunca viu nada parecido e que ficou bastante assustado. Apesar do susto, ajudou o cliente e emprestou uma pomada para ele usar.

O vídeo é possível ver o cliente comprando a coxinha e, depois, o alimento explodindo. No dia seguinte o cliente voltou ao local e contou que tudo estava bem.

Ao Uol, o doutor em química e professor Alberto de Andrade Reis Mota explicou que a água não evapora em temperaturas mais altas que 100°C se estiver em ambiente com pressão maior que a atmosférica.

Por isso, quando o cliente mordeu o salgado, a pressão dentro da coxinha se tornou a mesma que a do resto da atmosfera. Então, a água evaporou e expandiu, causando a explosão.

Expedito Melo, que é chef, ainda relatou que é comum a explosão se a coxinha for frita em temperatura acima de 180°C. Para evitar acidentes, o ideal é fritar por aproximadamente 4 minutos e manter a temperatura da estufa entre 50 e 70°C.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal Midiamax (@midiamax)

Conteúdos relacionados