O Wombo AI é um aplicativo que está bombando na Internet por fazer uma foto mexer ao criar animações com dublagens de músicas. Muito parecido com efeito do programa Deep Nostagia, que anima as feições de imagens, o Wombo também faz o rosto “cantar”. Na Internet, as pessoas estão postando os vídeos com resultados hilários de imagens se mexendo e cantando, principalmente, sucessos do pop. Em , o governador Reinaldo Azambuja não escapou da brincadeira.

Disponível para Android e IOS, a inteligência artificial requer permissões de acesso a fotografias para fazer a animação, o que pode preocupar muitos usuários quanto à segurança do aplicativo. Segundo o app, o Wombo coleta dados que incluem as características faciais do usuário com o propósito único de criar animações. A empresa ainda afirma que informações são excluídas após a criação do vídeo animado, além de ter plataforma seguras para base de dados.

Como usar o Wombo

Passo 1. Baixe o app Wombo no seu celular e clique em “Let's go!” para começar. Você vai precisar conceder as permissões requeridas pelo aplicativo;

Wombo 1
Baixe o app Wombo no celular (Foto: Reprodução/ Clara Fabro)

Passo 2. Em seguida, posicione o seu rosto entre as linhas no local indicado e capture a imagem. O Wombo sugere que você olhe para a câmera do celular ao tirar a foto. Para prosseguir, toque sobre o ícone de “W” verde no meio da tela;

Wombo 2
Coloque o rosto no local indicado (Foto: Reprodução/ Clara Fabro)

Passo 3. Agora, escolha uma . O app traz sucessos como “Never Gonna Give You Up” de Rick Astley, “Dreams” de Fleetwood Mac e “I Will Survive” de Gloria Gaynor. Depois de selecionar a canção, toque sobre o ícone verde com um “W” novamente para prosseguir;

Wombo 3
Agora é só escolher a música para animar o vídeo (Foto: Reprodução/ Clara Fabro)

Passo 4. Agora é só esperar por alguns momentos até o Wombo finalizar a animação. Para salvar o vídeo na galeria do celular, toque sobre “Save”, e para compartilhar o vídeo com os amigos, toque sobre a opção “Send Wombo to friend”. É possível compartilhar a animação nos Stories do Instagram e com amigos no WhatsApp, por exemplo.

Wombo 4
Aguarde alguns segundos e compartilhe com os amigos (Foto: Reprodução/ Clara Fabro)

Sucesso na Internet

Logo com o lançamento da ferramenta, os internautas não perderam tempo e começaram a fazer montagens. Aqui em Campo Grande mesmo, o Instagram @passeandoemcampogrande fez a montagem com o rosto de Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul, cantando ao “reagir” com a alta no valor da gasolina.

Apesar de ser óbvio se tratar de uma montagem, a publicação alcançou mais de 18 mil visualizações até o momento, divertindo os espectadores. Confira abaixo mais algumas reações que estão rodando na Internet com o Wombo.

https://twitter.com/glockmetal/status/1370449856628719618

 

Inteligência artificial e Fake News

Não é a primeira vez que aplicativos de manipulação de rostos se tornam famosos na Internet. Popularmente conhecidos como “deepfake”, esses programas usam uma inteligência artificial para colocar rostos de pessoas famosas em vídeos ou fotos dos quais tais indivíduos não participam. Ou seja, criam montagens capazes de enganar o espectador. Devido ao crescente uso da ferramenta para propagação de , o chegou a proibir a tecnologia.

Mesmo que esses aplicativos sejam bem divertidos, é importante que o usuário saiba usar com responsabilidade e que as intenções não ultrapassem os limites do que é brincadeira e do que é mentira.