MidiaMAIS / Variedades MidiaMAIS

VÍDEO: Alexa, da Amazon, vira robô, ganha rosto, pode andar pela casa e leva nome de "Astro"

Empresa anunciou a o robô "Astro" terça-feira (28)

Nathália Rabelo Publicado em 28/09/2021, às 16h15

"Astro" é o novo robô doméstico da Amazon
"Astro" é o novo robô doméstico da Amazon - Foto: Reprodução

A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) novos dispositivos e serviços para seu ecossistema de automação. A empresa mostrou novidades nas áreas de privacidade, a nova Echo Show 15, semelhante a um "quadro de avisos", e o seu primeiro robô doméstico, o Astro.

O foco dos lançamentos da Amazon foi ampliar o universo da assistente de voz Alexa e direcionar, ainda mais, seus produtos para construir uma casa inteligente — de uma forma ou de outra, a assistente esteve em todos os aparelhos apresentados na transmissão online para jornalistas.

A estrela do evento foi o robozinho Astro, que marca a entrada da Amazon no segmento de robótica doméstica. O bichinho é bem próximo de uma Echo Show com rodas. Com uma tela — que inclusive exibe uma carinha quando não está em ligação — o Astro recebe comandos, já que está integrado à Alexa, e pode percorrer a casa fazendo o monitoramento de animais domésticos, por meio de câmeras na tela e uma lente periscópio (com uma haste que regula altura).

O robô também faz videochamadas, identifica sons — de latido ou objetos quebrando, por exemplo — tem reconhecimento facial, com aviso de possíveis 'estranhos' na casa e também está integrado ao Alexa Together, uma ferramenta lançada pela empresa também no evento, que funciona como um serviço de assinatura com funções de monitoramento de idosos e pessoas com algum tipo de demanda de cuidado extensivo.

Sem data para chegar ao mercado fora dos EUA, o Astro deve aparecer nas prateleiras americanas até o final deste ano por US$1 mil.

Jornal Midiamax