As celebrações da começaram no último domingo (28), chamado de Domingo de Ramos, e terminam uma semana depois, no Domingo de (4). A tem um calendário religioso específico para relembrar a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo ao longo dessa semana. Porém, em cada tradição religiosa do cristianismo a data é vista de uma maneira diferente. Para os evangélicos, trata-se de um momento para refletir sobre a palavra de Cristo.

Ao contrário do que ocorre entre os católicos, a Igreja Evangélica não altera sua programação devido ao período de Páscoa, nem estabelece um cronograma de cerimônias durante a Semana Santa.

Osvaldo Gabriel Lopes é advogado e exerce, por delegação, a função de pastor. Ele explicou ao Midiamax que esse momento tem um significado diferente para os evangélicos, que não “comemoram” a Semana Santa.

“Acompanhamos a mesma data, porém não comemoramos como o catolicismo. Não seguimos essa tradição de Quaresma e Semana Santa com abstenção de comer carnes vermelhas e coisas do tipo”, explicou o pastor. Portanto, a religião não tem cerimônias específicas. Além do mais, a maioria dos evangélicos celebram a morte e ressurreição de Jesus todos os meses, ritual chamado de “Culto da Santa Ceia”, conforme explicou Osvaldo.

Dessa forma, a Semana Santa não é tão enfatizada, sendo lembrada nas celebrações como os dias que antecedem o sacrifício de Jesus na cruz. Já o domingo de Páscoa costuma ser o dia mais importante na tradição reformada, uma vez que simboliza a redenção da humanidade. Portanto, os evangélicos enxergam esse período como um momento para refletir e levar a palavra de Cristo para mais pessoas.