O é o aplicativo mais famoso de trocas de mídia e mensagens, mas desde o bloqueio que o app sofreu em um curto período pela justiça do Brasil em 2015, muitos usuários migraram para um outro aplicativo, o Telegram.

 

Ambos os aplicativos têm suas qualidades e defeitos, ambos são melhores em algumas coisas e não tão bons em outras. Mas a questão que todos os usuários mais se preocupam, é com a segurança de suas mensagens e mídias compartilhadas então, nesse quesito, qual dos aplicativos é melhor? Será que um supera o outro?

 

Afinal, são dois aplicativos que oferecem praticamente os mesmos recursos, pois possuem a mesma finalidade, mas será que no quesito segurança também é assim? Vamos analisar mais a fundo esses dois aplicativos para chegar a uma conclusão melhor.

WhatsApp ou Telegram – qual o mais seguro?

Para determinar melhor a segurança de um aplicativo, precisamos analisar dois fatores divergentes entre eles. O primeiro fator é o software de cada um, ou seja, a maneira que o aplicativo foi desenhado para funcionar, pois esse desenho do software é o que determina as funções do app, incluindo a licença dos termos de segurança. 

 

Nesse quesito o WhatsApp e o Telegram são bem divergentes, pois o WhatsApp armazena todas as mensagens na memória do telefone celular, ou do chip, ou seja, não permite que mais de uma conta seja utilizada de uma única vez no mesmo aparelho. Portanto, todas as mensagens do WhatsApp podem ficar seguras com a própria chave de segurança do celular.

 

Outro ponto é que, se você for utilizar o WhatsApp por meio do WhatsApp Web para acessar suas mensagens, é necessário que o celular esteja ligado, com bateria e com acesso à .

 

Já no Telegram, as mensagens ficam armazenadas como se fosse “em nuvem”, ou seja, as mensagens que você troca com seus contatos não ficam salvas diretamente em seu telefone celular, mas sim no servidor online do próprio Telegram.

 

Sendo assim, para utilizar a conta do Telegram em outro aparelho celular ou computador, não é necessário que o celular esteja com bateria, ligado ou com acesso à internet, basta acessar a conta e as mensagens estarão lá.

 

Além disso, para ter acesso total as conversas trocadas através do Telegram, basta ter o número do telefone celular, já no caso de o WhatsApp ter o número de telefone não é o suficiente para ter acesso a todas as conversas, é preciso ter o aparelho e certificar que esteja com bateria, internet e ligado, além de ser necessário saber a senha do celular, caso haja uma.

 

O outro fator que diferencia a segurança desses dois aplicativos, é a qualidade do código de segurança de ambos, o que também é um fator bem divergente pois, no caso do WhatsApp não é possível saber, porque quem controla esse código é a rede social proprietária dele, no caso, o Facebook. 

 

Já no caso do Telegram, parte deste código de segurança está disponível para qualquer pessoa que queira analisar e confirmar sua segurança, contudo, o servidor do Telegram é de código fechado.

 

Com o passar do tempo, ambos os aplicativos foram se aperfeiçoando e se atualizando, e o WhatsApp optou por não armazenar diretamente as conversas de seus usuários na nuvem, mantendo as mensagens salvas diretamente no celular do usuário.

 

E o Telegram, assim como antes, preferiu a comodidade e continuou armazenando as conversas de seus usuários em seu próprio servidor ao invés do celular dos usuários, permitindo uma certa comodidade ao acesso das mensagens, porém, menor segurança.

 

Após essa análise, podemos concluir que seria injusto dizer que um ou outro é mais seguro, pois apesar de muito parecidos, são dois aplicativos que operam de formas completamente diferentes um do outro. 

 

Porém o que podemos afirmar é que, a forma como o WhatsApp opera favorece a segurança das mensagens trocadas mais do que o Telegram.

WhatsApp modificado é seguro?

Apesar de aplicativos como o Telegram e o WhatsApp serem portadores de grandes recursos e formas de segurança divergentes, como pudemos atestar acima, muitas pessoas querem ainda mais recursos em aplicativos de troca de mensagens, e acabam optando por usar versões modificadas do WhatsApp.

 

Mas será que essas versões modificadas do WhatsApp, o WhatsApp Plus e o WhatsApp GB, são seguras e confiáveis? Pois ambas possuem formato APK e apesar de oferecerem muitas funcionalidades a mais que o app original, também oferecem muitos riscos para a segurança do usuário.

 

Entenda o que são esses aplicativos APK e porque eles podem não ser tão seguros quanto o WhatsApp original.

 

O que é um aplicativo APK?

Os aplicativos APK ( Application Pack) são como arquivos compactados direcionados apenas a celulares Android que são feitos por terceiros e tem como função adicionar novos recursos e funcionalidades a aplicativos originais já existentes, nesse caso, no WhatsApp.

 

Geralmente, esses aplicativos APK não são encontrados na loja do Google Play, podem apenas ser baixados em sites específicos. Mas por quê? Porque esses aplicativos APK, como o WhatsApp Plus e o WhatsApp GB, não respeitam as normas de segurança do app original, o que pode acarretar o vazamento de dados pessoais confidenciais dos usuários.

 

Existem vantagens em utilizar o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus?

Tanto o WhatsApp GB quanto o WhatsApp Plus são considerados clones do app original, mas ainda assim, algumas pessoas preferem fazer o uso desses aplicativos pois enxergam neles algumas vantagens que o app original ainda não oferece, mesmo que isso ofereça riscos para suas informações pessoais.

 

Algumas das vantagens que os usuários desses aplicativos APK podem enxergar ao fazer o uso deles são muitas, por exemplo, a possibilidade de enviar áudios de 100MB, ao invés de apenas 16MB, como é permitido no app original e de criar grupos com um número infinito de pessoas. Além de ser possível evitar que outras pessoas cancelem mensagens que você enviou ou que foram enviadas para você.

 

No WhatsApp Plus e no WhatsApp GB também é possível manter seu status online 24 horas por dia, mesmo que o celular esteja bloqueado, além de ser possível programar mensagens de resposta rápida para quando você está ocupado e seus contatos mandam mensagens.

 

Outra funcionalidade que esses aplicativos APK oferecem é a opção de não mostrar a confirmação de leitura e a confirmação de áudio ouvido, isso é uma das funções mais atrativas para os usuários que optam por utilizar esses aplicativos. 

 

Além dessas funções, também é possível ocultar quando se está digitando ou gravando um áudio para determinado contato, além de ser possível utilizar mais de um número de telefone celular em uma mesma conta. 

 

Os riscos de utilizar o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus

O WhatsApp Plus é uma versão modificada do WhatsApp que é bem parecida com o app original, contendo as mesmas licenças que o WhatsApp, porém, ainda assim é um APK e oferece muitos riscos à segurança e privacidade dos usuários. A diferença mais visível entre ele e o aplicativo original é seu ícone, pois o da versão clonada é azul.

 

Já o WhatsApp GB é uma versão bem mais parecida com a do WhatsApp original, até mesmo seu ícone é verde, contudo, os riscos oferecidos aos usuários são muitos, pois a criptografia que deveria garantir a segurança das informações dos usuários, simplesmente não existe. 

 

Podemos concluir que, mesmo após todas essas informações sobre os riscos de utilizar essas versões clonadas do WhatsApp original, se ainda assim você desejar fazer o uso do WhatsApp GB ou do WhatsApp Plus, o indicado é que você utilize essas versões através de um segundo chip, pois não é possível atestar a segurança de cada um deles.

 

Pois se você utilizar uma dessas versões modificadas do seu chip principal, o risco de ter a sua conta excluída do aplicativo original do WhatsApp, é praticamente 100%. Além disso, como vimos anteriormente, o uso do WhatsApp GB e do WhatsApp Plus não garantem a segurança de nenhuma das suas informações pessoais contidas no seu telefone celular.

 

Sendo assim, caso haja algum vazamento das suas informações, senhas e fotos, por exemplo, dificilmente será possível resolver estes problemas, pois os servidores desses aplicativos APK ficam localizados em outros países, e com certeza os responsáveis não serão responsabilizados. 

Então, se você realmente deseja fazer o uso de algum desses WhatsApp Mods, baixá-los de um site de fonte confiável e mantê-los sempre atualizados, são ótimas práticas para agregar segurança a essas versões alternativas.