No Brasil, a cerveja usualmente é consumida entre 0 e 1ºC. Mas nem sempre isso é possível já que a bebida leva até 3 horas para esfriar em uma geladeira comum. Sem falar do planejamento e espaços requisitados. Por isso, apelar para o congelador, freezer ou bom e velho isopor são estratégias já conhecidas. Mesmo assim, existem alguns detalhes que fazer toda a diferença para que a bebida não vire um chá.

Apesar de funcionar, o freezer não é maneira de gelar cerveja rápido mais adequada porque a sua temperatura média costuma ser de – 7ºC, sendo que a cerveja congela a – 1,5ºC, o que já altera suas características originais. Por isso, se você precisa gelar cerveja no freezer por uma questão de tempo ou quantidade, será fundamental controlar o tempo e vigiar as latas para que não congelem.

Confira alguns macetes para gelar as cervejas rapidamente sem perder o sabor e autenticidade:

Guardanapo molhado

Um truque bem famoso para gelar cerveja no freezer rápido é o do guardanapo ou papel-toalha. A artimanha consiste em: Molhar uma quantidade de guardanapos ou papel-toalha suficientes para envolver as latinhas que você quer resfriar; Então, envolva as latinhas, leve-as ao freezer ou congelador e deixe por, pelo menos, 5 minutos – até que alcancem a temperatura ideal.

Freezer horizontal

Por ser menos comum, o freezer horizontal pode gerar dúvidas na hora de colocar aquela cervejinha para gelar. As dicas citadas anteriormente também valem para gelar cerveja rápido nesse tipo de freezer, mas alguns pontos importantes são: Armazene a cerveja de pé: apesar do posicionamento desse tipo de freezer sugerir guardar a cerveja deitada para que caiba mais, guardar a cerveja de pé garante o sabor original dela; Para evitar o congelamento da cerveja no freezer ou congelador, lembre-se sempre de retirá-la pegando pela tampa ou parte de cima.

Como gelar barril

Os barris de chopp comerciais são uma opção cada vez mais populares em eventos e a preferência nacional é o chopp geladinho. Normalmente, podem ser resfriados em geladeira quando armazenados 10 horas antes, pelo menos. Em caso de pressa, as opções mais conhecidas para gelar barril de maneira rápida e eficaz são:

Cooler ou isopor com gelo: o tempo de resfriamento para gelar barril em casos assim pode chegar a 5 horas, mas se você adicionar água, a superfície de contato aumenta e o barril de chopp pode ficar geladinho em até 2 horas e meia;

Freezer: se você tem um freezer espaçoso, também pode utilizá-lo para gelar o barril. O tempo de resfriamento para o barril de 5 litros costuma ser de, aproximadamente, 4 horas.

Sal, álcool e gelo

No caso das latinhas ou garrafas, um dos truques mais conhecidos para gelar cerveja rápido é improvisar um recipiente grande o suficiente para a quantidade de cervejas que você pretender servir e mergulhar as latinhas por, pelo menos, 3 minutos em uma combinação de:

  • 1 litro de água;
  • 1 saco de gelo;
  • 500 ml de álcool;
  • 500 ml de sal.

Basta usar a mesma proporção para quantidades maiores e não se esqueça de lavar a latinha antes de tomar. Muito além da temperatura, alguns detalhes fazem toda a diferença para ter a melhor experiência possível na hora de curtir a sua cerveja:

  • Diferente dos vinhos, no caso da cerveja, quanto mais nova, mais saborosa. Portanto, atente-se à data de fabricação e validade;
  • Não só o armazenamento e a temperatura contam muito, mas também o transporte. O ideal é que as garrafas estejam em posição vertical;
    Os choques térmicos alteram tanto o sabor, quanto a aparência da cerveja. É por isso que uma vez gelada ela deve ser consumida e jamais congelada.
  • Também é importante saber que, uma vez gelada, a cerveja só deve ser retirada na hora do consumo já que gelar e degelar a cerveja pode causar a formação de flocos e, consequentemente, alterar o sabor e textura.
  • A ausência ou pouca espuma, seja na cerveja clara ou escura, podem ser sinal de que ela já não esteja apta ao consumo, repare bem;
    Os copos ideais para degustar cervejas são aqueles de cristal ou vidro fino. A lavagem com sabão neutro e uma secagem ao ar livre (ao invés de pano de prato) também podem proporcionar uma experiência mais agradável aos apreciadores a apreciadoras da bebida.

Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax