O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (3) uma nova funcionalidade que permite que os usuários pesquisem as mensagens de conversas no Google. Disponível no e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, a medida tem como objetivo frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro.

O recurso está em testes na versão mais recente do serviço disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, e Reino Unido. Ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla que indica que foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibe uma lupa para fazer a pesquisa.

Em nova atualização, WhatsApp permite pesquisar mensagens no Google
(Divulgação, WhatsApp)

Ao tocar sobre ela, o usuário é direcionado ao Google, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo compartilhado. A iniciativa entra para o time de funções em combate às fakes news proposta pela empresa. O aplicativo limita o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisa quando o conteúdo é repassado.

Além disso, durante a do novo coronavírus, o WhatsApp passou a restringir para apenas um contato o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas.