Não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? Uma das alternativas sustentáveis é reciclar transformando-o em sabão caseiro! As receitas são fáceis e podem ser feitas com produtos que existem em casa, além de poderem ser personalizados com a fragrância desejada.

Todos os tipos de óleos não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. Os diversos tipos de sabão tem diferentes usos e podem ser feitos com óleo, álcool, óleo e álcool, coco e vinagre. Aprenda a reutilizar os ingredientes com 5 tutorias úteis abaixo para deixar a casa brilhando:

Receita de sabão caseiro em barra com óleo

Tutorial: 5 tipos de sabão caseiro com ingredientes sustentáveis

Você precisa de receita de sabão caseiro para fazer uma limpeza profunda na cozinha ou banheiro de sua casa? Aprenda como fazer uma receita utilizando óleo de cozinha usado e evite que esse produto seja despejado na pia de forma incorreta.

Antes de começar, separe alguns equipamentos de segurança e proteção como luvas, máscara e óculos.

Veja abaixo os materiais necessários de como fazer sabão caseiro com óleo:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar);
  • 1kg de soda cáustica; 5 litros de água fervida;
  • Um balde com material grosso e resistente;
  • Para moldar o sabão, reserve bandejas de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga;

Passo a Passo: sabão caseiro em barra com óleo

No balde você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Em seguida, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe.

Faça esse processo até a consistência ficar pastosa para despejar nos moldes. Deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir cortar do tamanho desejado e desinformar.

Dica: Como fazer sabão caseiro com óleo utiliza soda cáustica você precisa evitar o excesso desse produto para que não prejudique a sua pele.

Receita de sabão líquido de óleo e álcool

Tutorial: 5 tipos de sabão caseiro com ingredientes sustentáveis

A receita de sabão líquido é muito utilizada para lavar roupas na máquina ou no tanque, mas você pode aproveitar o produto para realizar uma limpeza geral em toda a sua casa.

Para fazer um produto de ótimo rendimento e qualidade, confira como fazer sabão caseiro líquido com poucos ingredientes e de baixo custo. Lembre-se que você pode acondicionar a receita de sabão líquido em garrafas plásticas ou pet.

Confira os seguintes ingredientes para a receita de sabão líquido de óleo e álcool:

  • 2 litros de óleo de cozinha usado e coado;
  • 2 litros de água fervida;
  • 20 litros de água em temperatura ambiente;
  • ½ kg de soda cáustica em escamas;
  • 2 litros de álcool;

Passo a Passo: sabão líquido de óleo e álcool

No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.

O sabão líquido caseiro por ser diluído em água é utilizado para lavar pisos, azulejos e louças. Como fazer sabão líquido caseiro rende muito, você pode reaproveitar as embalagens de produtos industrializados para armazenar.

A produção do sabão de álcool é muito rápida porque você pode misturar os ingredientes diretamente na garrafa, dispensando o uso de baldes. Como fazer o sabão caseiro de álcool demora alguns dias para ficar pronto, faça a receita a cada 7 dias para não faltar o produto.

Receita de sabão de álcool

Tutorial: 5 tipos de sabão caseiro com ingredientes sustentáveis

Ingredientes

  • 260 ml de água;
  • 150 gramas de soda cáustica;
  • 1 litro de óleo usado e peneirado;
  • 50 ml de álcool (46%)

Passo a Passo: sabão caseiro de álcool

Aqueça a água até ficar morna e dilua a soda cáustica. Depois, junte o óleo e coloque toda a mistura em uma garrafa Pet de 2,5 litros. Você deve acrescentar metade dessa mistura ao óleo dentro da garrafa.

Deixe esfriar, feche a garrafa e chacoalhe bem para misturar os ingredientes. Após 1 minuto, abra a garrafa para liberar a pressão, feche e repita a operação. Em seguida, adicione o resto da soda cáustica com água e o 50ml de álcool. Feche a garrafa e agite por até 20 minutos.

Obs: Você precisa abrir de vez em quando a garrafa para liberar a pressão. Despeje o conteúdo da garrafa em uma forma de alumínio. Deixe o produto solidificar por 7 dias, dessa maneira estará pronto para o uso.

Receita de sabão de coco sem soda caustica

Tutorial: 5 tipos de sabão caseiro com ingredientes sustentáveis

 

O sabão de coco é um produto muito usado nas casas para realização de limpezas em geral. Você pode fazer sabão de coco líquido ou em barra sem utilizar óleo de cozinha ou soda cáustica. Para isso, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 sabão de coco ralado;
  • 2 litros de água fervida;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 100ml de vinagre de álcool;
  • 2 colheres de sopa de sal;

Passo a Passo: Como fazer sabão caseiro de coco

Derreta o sabão de coco ralado nos dois litros de água fervente. Depois você deverá desligar o fogo e acrescentar o vinagre, o açúcar e o sal. Mexa toda a mistura até ficar grossa. Coloque em formas e deixe solidificar. Após isso, desinforme e corte em barras.

Sabão de vinagre: Deixe suas panelas brilhando

Tutorial: 5 tipos de sabão caseiro com ingredientes sustentáveis

O sabão de vinagre é um produto ideal para lavar roupas e louças, pois tem o poder de tirar manchas e fixar as cores dos tecidos. As louças também ficam limpas e brilhantes, por isso separamos receita de sabão de vinagre para facilitar o seu trabalho do dia a dia.

Confira os seguintes ingredientes de como fazer sabão caseiro de vinagre:

5 litros de óleo usados e coados;
1 kg de soda cáustica líquida;
1 copo de sabão em pó;
1 copo de vinagre branco;
1 balde;
Formas de papelão forradas com sacolas plásticas

Modo de preparo: Como fazer sabão caseiro de vinagre

Aqueça levemente o óleo e dilua o sabão em pó em um pouco de água. Coloque o óleo morno no balde e junte a soda cáustica, o sabão em pó diluído em água e o vinagre. É obrigatório seguir essa ordem para que os resultados sejam satisfatórios.

Depois, mexa o produto sem parar até a calda engrossar. Coloque em formas e deixe descansar por 24 horas antes de cortar em cubos. Utilize o sabão de vinagre para lavar louças, panelas, roupas, entre outros.