Uma ótima dica para o é este de velas de citronela. Além de perfumar a casa, de quebra espante os mosquitos e o risco de doenças. Se você nunca fez suas próprias velas antes, ficará obcecado em fazê-las e impressionado com a facilidade. Estas velas de citronela serão perfeitas para as noites de verão no quintal. Além disso, também podem se tornar ótimas opções para presentes.

O clima quente favorece o desenvolvimento em todos os estágios do . Para se ter uma ideia, um pernilongo vive de um a três meses. Até se transformar em adulto, o mosquito passa por três fases: ovos (24 horas) que são depositados em água cheia de material orgânico, (7 dias) e pupa (24 horas). Daí para o zunido na sua orelha na hora de dormir é um pulo.

Parente do capim-limão, a citronela contém óleo essencial e é utilizada na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos, que é sua principal qualidade e pela qual é amplamente conhecida no mercado. Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronela, substâncias responsáveis por exalar o perfume.

Confira o tutorial abaixo:

Ingredientes

  • 200 g de parafina plus granulada
  • 3 ml de óleo essencial de citronela
  • 1 potinho de vidro de 50 ml (pode ser qualquer pote de vidro que você tenha em casa. Se você preferir, use uma
  • forminha de silicone para velas)
  • 1 pavio parafinado com ilhós de metal
  • Panela para aquecer a parafina
  • 1 hashi de madeira (palito japonês) ou prendedor de pavio
  • Termômetro para velas (encontrado em lojas de artesanato)

Modo de Fazer

DIY: Velas de citronela caseiras para espantar mosquitos

Derreta a parafina na panela, ficando sempre de olho na temperatura. Quando o termômetro atingir 70°C, desligue o fogo. Corte o pavio parafinado no tamanho certo para seu potinho de vidro. Posicione o pavio no fundo do potinho. Depois, meça 3 ml de óleo de citronela.

DIY: Velas de citronela caseiras para espantar mosquitos

 

Misture essa medida de óleo com a parafina já derretida. Em seguida, encha o vidrinho com a parafina. Use um hashi de madeira ou prendedor de pavio para deixá-lo centralizado no vidrinho.

Você também pode usar uma forma de silicone própria para velas, para confeccionar sua vela artesanal de citronela. Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio.

DIY: Velas de citronela caseiras para espantar mosquitos

Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio. Se você fez sua vela usando a forma de silicone, desenforme a vela, e depois, corte o excedente do pavio. Sua vela está pronta para usar!