A “bolha noveleira” foi pega de surpresa na madrugada desta quarta-feira (7), com o anúncio do fim do Canal VIVA, um dos principais da TV por assinatura. Conforme o Jornal O Globo, a partir do dia 9 de junho, o VIVA será extinto e passará a se chamar “Globoplay Novelas”, com uma alteração significativa na programação.
Sem aviso prévio, a novidade chegou de “supetão” e pegou os fãs de folhetins antigos completamente desprevenidos. Nas redes sociais, a decisão do grupo de comunicação causou indignação, especialmente pela troca do nome da retransmissora e pela retirada de séries clássicas da grade, que agora será exclusiva para telenovelas.
Desde o comunicado inicial, feito há poucas horas, a Globo tem recebido uma enxurrada de críticas nas redes sociais pelo reposicionamento e a descaraterização do canal.
“Péssimo!! Gostamos do VIVA não só pelas novelas, mas também por poder rever programas e seriados antigos. Sem contar que a marca “VIVA” já está presente e consolidada há 15 anos, essa mudança é desnecessária e vai confundir os telespectadores”, observou um fã.
“Quem teve a brilhante ideia de fazer isso, pra não dizer o contrário?”, “Ninguém pediu”, “Péssima, péssima ideia, sério mesmo” e “Eu acho um absurdo vocês acabarem com o VIVA, não ficou legal isso não”, foram algumas das milhares de reações.
Confira o anúncio:
O fim de uma era: como será o Globoplay Novelas
Uma das lideranças da TV paga, o Canal VIVA completaria 15 anos no ar em julho deste ano. Agora, com as mudanças, a retransmissora deixará de ser um canal de acervo dedicado à nostalgia e focará exclusivamente em novelas, sejam elas velhas ou não.
Além dos folhetins clássicos da TV Globo, o “Globoplay Novelas” trará tramas internacionais e inéditas. A nova grade contará com oito folhetins ao todo, acrescentando quatro faixas novas além das que já estão em cartaz.
Já no dia 9 de junho, “Além do Tempo” (2015), nunca reprisada na TV aberta, ganhará seu primeiro repeteco em um novo horário no “Globoplay Novelas”. A inédita “Guerreiros do Sol”, a mexicana “Amor Invencível” e a turca “Hercai” completarão a grade nesse primeiro momento. Contudo, os horários de exibição de todos os novos títulos ainda não foram revelados.
As novelas que estão no ar, “Celebridade”, “Caras e Bocas”, “Roque Santeiro” e “Quatro por Quatro”, que estreia semana que vem, continuarão a ser exibidas e “Malhação” também não sairá de cena. No entanto, obras como “A Grande Família”, “Escolinha do Professor Raimundo”, “Toma Lá Dá Cá” e outros seriados que já são marcas do Canal VIVA terão transmissão descontinuada.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.