Conhecido por cura gay, autor de Mania de Você é famoso por dar rasteira no público: ‘fiz pouco’

Histórico do autor de “Mania de Você” deve impedir fanfic alimentada por cenas sugestivas na novela das nove

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
autor mania de voce joão emanuel carneiro
João Emanuel Carneiro e as personagens Luma e Viola em "Mania de Você" – (Fotos: Divulgação, TV Globo e Reprodução)

Protagonistas da novela das nove “Mania de Você”, Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz) empolgaram a web com insinuações lésbicas no início da trama. Algumas cenas fizeram o público acreditar que, por trás da rivalidade entre as amigas, existiria, na realidade, uma paixão encubada. Assim, este sentimento seria o responsável pela mania que uma tem da outra.

No entanto, se depender do histórico do autor da trama, João Emanuel Carneiro, os fanfiqueiros de plantão podem tirar o cavalinho da chuva, já que o novelista é conhecido por promover “curas gays” em praticamente todos os seus folhetins. Ele, inclusive, reconhece e lamenta isso.

Em “Da Cor do Pecado” (2004), primeira novela de João, Abelardo Sardinha (Caio Blat) deu início às conversões LGBTs no currículo do escritor. Na trama, o personagem de Caio Blat era homossexual, mas tornou-se um “machão” incorrigível, com direito a cenas de pegação incessante e orgias com muitas mulheres.

Abelardo sofria repressão pela família Sardinha, liderada pela matriarca Mamuska (Rosi Campos). O jovem, inicialmente afeminado e com veias artísticas, passou por um longo processo de “cura gay” escancarada no decorrer dos 185 capítulos de “Da Cor do Pecado”. Reprimido e até torturado pelos familiares para “virar homem”, Abelardo passou a odiar arte e acatar as regras de seu clã.

Mais casos

Já em “A Favorita” (2008) e “Avenida Brasil” (2012), João Emanuel Carneiro desistiu de desenvolver personagens inicialmente concebidos para serem homossexuais.

Em “A Favorita”, Orlandinho (Iran Malfitano) se apaixona por Halley (Cauã Reymond), mas ao perceber que o rapaz gosta mesmo é de Lara (Mariana Ximenes), ele então desiste de ser gay e investe em um romance com Maria do Céu (Deborah Secco).

O caso de “Avenida Brasil” foi semelhante. Roniquito (Daniel Rocha) tinha aversão a futebol e não gostava de jogar no time do bairro, mas fazia para atender as vontades do pai. Até que, com a entrada de Leandro (Thiago Martins) para o clube, o rapaz se encanta pelo jogador.

No meio disso estava a piriguete Suelen (Isis Valverde), por quem Leandro morria de amores. No decorrer da história, o autor optou por desenvolver um triângulo amoroso envolvendo os três. Desse modo, no final da novela, Roni, Leandro e Suelen formaram um trisal. Ela ficou grávida e os dois homens se consideraram pais da criança.

“Fiz pouco”, assume João Emanuel Carneiro

É por isso que aqueles que esperam ver Luma e Viola como um casal na novela das nove não deveriam se iludir. Já que, em todas as outras ocasiões, o novelista acabou por dar uma “rasteira” no público que acreditava que haveria desenvolvimento homoafetivo para os personagens mencionados.

Tanto que, dias antes da estreia de “Mania de Você”, João Emanuel Carneiro chegou a ser questionado sobre a abordagem da comunidade LGBTQIAP+ em suas histórias e respondeu com sinceridade.

“Walcyr (Carrasco) fez mais pela causa. Fiz pouco. Não sei (o motivo)… Talvez pudor, censura interna. Está em tempo de eu fazer mais para corrigir esse erro. O Brasil é um país muito conservador”, explicou o dramaturgo em entrevista ao O Globo.

Ele ainda acrescentou: “Você invade a casa das pessoas com a novela. Não é uma coisa que elas põem no streaming, que escolhem assistir. Elas estão assistindo. Você precisa ter um filtro grande”, declarou o criador de “Mania de Você”, que é casado com o ator Carmo Dalla Vecchia há quase 20 anos.

Luma e Viola em Mania de Você

Se dependesse do público da internet, Luma e Viola talvez realmente se tornassem um casal. No entanto, diante do atual cenário de vetos na trama promovidos pelo alto escalão (assumidamente conservador) da emissora, a possibilidade se torna remota. Soma-se a isto o histórico de João Emanuel, que não contribui em nada para o desenvolvimento da fanfic lésbica.

Contudo, a narrativa da atual novela das nove abre de fato brechas para um desenvolvimento romântico às suas protagonistas. É que, além das insinuações, qual o verdadeiro motivo de Luma ter mania de Viola e vice-versa?

Por trás da rivalidade feminina e da obsessão de uma pela outra, há quem acredite que exista uma paixão reprimida para surpreender o telespectador e revolucionar a teledramaturgia brasileira com o primeiro casal homoafetivo protagonizando uma novela – e em horário nobre.

Seria um caminho inédito com muitas possibilidades de desdobramentos. Além disso, ao apostar em um romance de Viola e Luma, João Emanuel promoveria um divisor de águas não apenas na teledramaturgia nacional, mas também em sua carreira marcada pelas “curas gays”.

gente e essa interação da Luma com a Viola? quero esse casal #ManiaDeVocê

[image or embed]

— 𝖚𝖒 𝖕𝖔𝖚𝖈𝖔 𝖌𝖔𝖙𝖎𝖈𝖆 🌈⃤ (@ivettm.bsky.social) September 11, 2024 at 10:38 PM

O capítulo de ontem eu achei que Viola e Luma formariam um casal, juro kkk #ManiaDeVocê

— Vanessa Anjos 🦋🍃 (@nessaanjos.bsky.social) September 12, 2024 at 11:59 AM

Gente, Luma e Viola parecendo um casal Eu shippo #Maniadevocê

— Axé ka mala (@merilin.bsky.social) September 11, 2024 at 10:40 PM

o plot final de #maniadevocê sendo viola e luma sendo um casal

— 🐆🦞☀️𝓝𝓪𝓹𝓸𝓵𝓮𝓸𝓷𝓪☀️🦞🐆 (@gabitchney.bsky.social) September 11, 2024 at 10:38 PM

A LUMA PEDINDO PRA VIOLA FICAR! Elas são muito o casal da novela; esquece Rudá e Mavi. AVISA QUE É ELAS! #ManiaDeVocê

— mathvinicius97.bsky.social (@mathvinicius97.bsky.social) September 16, 2024 at 10:37 PM

jec eu te imploro esqueça tudo o que você pensou pra essa novela e coloque imediatamente luma e viola como um casal #ManiaDeVocê

[image or embed]

— dani (@ultradani.bsky.social) September 19, 2024 at 10:01 PM

Conteúdos relacionados