A pandemia causou muitas perdas a “Salve-se Quem Puder” e obrigou vários atores a deixarem a novela por segurança à própria saúde. Nomes importantes, que tinham grandes histórias a serem desenroladas, precisaram ser substituídos por “personagens de apoio”, que desempenharam suas funções com novos rostos.
Entretanto, dois personagens bem específicos também tiveram que sair da novela, mas sem a possibilidade de “substituição”. Justin Bieber e Madonna, os ratos de Mosquito e Queen, foram proibidos de continuar na trama.
Quem revelou a informação foi o próprio autor de “Salve-se Quem Puder”, Daniel Ortiz. Em publicação recente no Instagram, o escritor instigava o público sobre o reencontro de Luna e Helena como mãe e filha, quando um seguidor comentou: “Eu quero mesmo é saber do Justin e da Madonna”.

Proibidos
Na novela, os ratinhos foram sequestrados pela vilã Petra, que usou os animais amados pelas crianças filhas de Alan para se vingar delas. Cheia de ódio por Queen e Mosquito preferirem a babá Cleyde (Kyra), Petra roubou os ratos, escondeu dentro da bolsa e nunca mais ninguém teve notícia dos dois.
Nem uma busca decente pelos roedores o folhetim promoveu, e Daniel Ortiz apresentou uma justificativa. Respondendo o internauta que perguntou do desfecho dos bichos, Ortiz escreveu: “Tiveram que sair. Por causa da pandemia, eles não deixaram. Só a Filipa teve autorização”, esclareceu.
Daniel, no entanto, não esclareceu de onde veio a proibição: se da emissora, ou de órgãos controladores de animais. Na trama, os ratinhos tinham destaque e brilhavam torturando Kyra e “dialogando” com as crianças. Assim como os atores veteranos que precisaram se ausentar, os animais gravaram poucas cenas durante a pandemia para terem um “fim” antes de saírem de vez da novela.

Pets de sucesso
Após o “roubo” de Petra como desfecho, não se sabe se eles voltarão à trama nas últimas cenas. Estrela na segunda fase, a galinha Filipa teve ainda mais destaque e foi o único “pet” autorizado a continuar na obra. Ela foi “psicóloga”, “capanga”, “cobaia” e até “cúmplice de resgate e assalto”.
A jornalista Patrícia Kogut chegou a dar nota zero para a participação dos animais na novela, em especial à Filipa, mas foi alvejada de críticas pelo público, que ama de paixão a galinha e também adorava Justin e Madonna.