A RecordTV solicitou uma nova análise ao Ministério Público para readequar a Gênesis como não recomendada para menores de 10 anos. Atualmente, a classificação do folhetim é como inadequado para menores de 14 anos.

Entretanto, o Ministério Público decidiu manter a classificação da novela, rejeitando o pedido da emissora em despacho publicado no .

O documento assinado pelo coordenador de Política de Classificação Indicativa explica que Gênesis não pode ser incluída na classificação pretendida pela RecordTV pois ultrapassa os critérios estabelecidos pela faixa etária requisitada.

De acordo com as normas dos Guias Práticos de Classificação Indicativa, para que um título seja classificado como não recomendado para menores de 10 anos, o órgão permite que os seguintes tópicos possam ser explorados: angústia, arma com violência, ato criminoso sem violência, linguagem depreciativa, medo ou tensão e ossada ou esqueleto com resquício de ato de violência.

Qualquer produto que ultrapasse esses limites e aborde temas considerados mais pesados, receberá uma classificação de faixa etária maior.