MidiaMAIS / TV & Novela

Globo é advertida e se retrata por erros de “Amor de Mãe” na representação da pandemia

A Globo começou a acrescentar nesta sexta-feira (19) uma cartela ao final de cada capítulo de “Amor de Mãe”, alertando sobre os riscos de transmissão da covid-19 e um incentivo à população para manter todos os cuidados. A decisão ocorreu após a constatação de que os primeiros quatro capítulos da nova fase reproduziram atitudes que […]

João Ramos Publicado em 20/03/2021, às 16h55 - Atualizado às 17h07

Máscara polêmica de Álvaro (Irandhir Santos) (Reprodução, Globo)
Máscara polêmica de Álvaro (Irandhir Santos) (Reprodução, Globo) - Máscara polêmica de Álvaro (Irandhir Santos) (Reprodução, Globo)

A Globo começou a acrescentar nesta sexta-feira (19) uma cartela ao final de cada capítulo de “Amor de Mãe”, alertando sobre os riscos de transmissão da covid-19 e um incentivo à população para manter todos os cuidados.

Globo é advertida e se retrata por erros de "Amor de Mãe" na representação da pandemia
Aviso inserido no final da novela (Reprodução, Globo)

A decisão ocorreu após a constatação de que os primeiros quatro capítulos da nova fase reproduziram atitudes que colocam as pessoas em risco. Segundo internautas, a novela estaria desinformando a respeito de um assunto grave e precisa ter mais cuidado com as ações expostas.

Um dos erros foi notado na cena que mostra Lígia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré) conversando, quando ela diz que, por já terem sido infectados pelo vírus, os dois poderiam ficar sem máscara de proteção em um mesmo ambiente fechado.

Outro erro foi a exibição de uma cena em que a enfermeira Betina (Isis Valverde) usa um tipo de máscara não recomendado para profissionais da saúde.

Globo é advertida e se retrata por erros de "Amor de Mãe" na representação da pandemia
Enquanto se arrumava para trabalhar, ela escolheu uma máscara KN95. (Reprodução, Globo)

Documento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aponta que esse modelo não é indicado para o uso hospitalar.

Além destes, a máscara usada pelo vilão Álvaro polemizou por não apresentar qualquer proteção. O utensílio não poderia ser mostrado como forma preventiva e também contou como fator para a Globo se retratar diante da representação feita na trama.

Jornal Midiamax