Fenômeno de audiência e repercussão em 2017, “A Força do Querer” foi escalada para voltar à faixa das 21 horas apenas três anos após o seu fim. Precoce, a reprise fez a audiência do horário patinar, derrubando de “” e decepcionando o setor de dramaturgia da Globo.

Cortes foram feitos na tentativa de salvar a reprise da lama ainda em seus dois primeiros meses, mas nada surtiu efeito. Apesar de ter sido um grande sucesso há quatro anos, a novela ainda muito fresca na cabeça do público não havia despertado tanto interesse até o início do BBB 21, quando começou a reagir.

Dados do mostram que até a terceira semana de janeiro, antes da do BBB, a novela acumulava uma média de 28 pontos de audiência, enquanto a meta é 30. Mas logo na semana seguinte ao início do reality, o folhetim já apresentou significativa reação, passando a fechar com a média semanal sempre acima da meta de 30 pontos.

Popular e movimentada, a reta final de “A Força do Querer” coincidiu com o auge do BBB 21, o que pode ter contribuído para o aumento dos números. Juntos, os programas do horário nobre já alcançaram e ultrapassaram a marca de 40 pontos no dia da eliminação de Karol Conká.

“A Força do Querer” chega ao fim nesta sexta-feira (12) com um saldo positivo para a Globo; saldo este que só foi possível com a chegada do BBB. A novela terminará com mais de 29,6 pontos, que arredondados consolidam 30, a meta estipulada. “Fina Estampa” (2011), sua antecessora, entregou o horário com a audiência na casa dos 34 pontos.