Usada como inspiração para a criação da personagem de na novela, Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa da vida real, acionou a justiça contra a para impedir a reapresentação da novela.

O motivo, segundo Fabiana, seria por não ter recebido a verba que lhe foi prometida em relação à venda do folhetim para exibição em outros países.

Na petição, feita assim que a reprise foi anunciada, em julho de 2020, os advogados da escritora alegaram “descumprimento contratual por entender que a efetiva reprise afeta sensivelmente os interesse comerciais e autorais já  vilipendiados pela emissora ré em relação a demandante(…)”, como apurou o Notícias da TV na época.

“Requer a autora a suspensão em caráter provisório da reedição ou da reprise da novela A Força do Querer pela emissora ré, em sede por ocasião do descumprimento contratual denunciado nos autos deste processo”, dizia o documento pedindo que a emissora fizesse uma nova proposta financeira para encerrar a disputa judicial.

Antes disso, em 2018, a escritora do livro que inspirou a personagem já havia entrado na Justiça contra a Globo em 2018, pedindo R$ 500 mil pelas exibições internacionais, mas não houve um acordo com a emissora.

No fim, a petição não foi adiante e a novela acabou sendo reexibida normalmente, sem a Globo pagar nada à Bibi. A reprise chega ao fim na noite desta sexta (12), marcando expressivos números de audiência em sua reta final. A emissora não comenta casos em julgamento.