Reveja cenas de beijos que já foram ao ar

 

Qualquer tipo de referência homossexual nas telenovelas sempre foram um tabu na telenovela brasileira. Não é a toa que as primeiras representações deste grupo remetiam à marginalidade, como na primeira versão de ‘O Rebu’. Todavia, as coisas começaram a mudar e já tivemos até algumas cenas de beijos entre personagens gays e lésbicas.

Todavia, nesta terça, a expectativa é que se dê um passo mais largo. Em ‘Liberdade, liberdade’, telenovela das 23h da tevê Globo, os personagens André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) deverão protagonizar a primeira cena de sexo gay numa narrativa ficcional para tevê, conforme anunciou a emissora há cerca de um mês.

Cena de sexo gay em 'Liberdade, Liberdade' deve ser exibida nesta terçaA trama se passa no início do Século XIX, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa e o Rio de Janeiro tinha recém tornado-se sede do reino português. Os personagens em questão, desde o início, desenvolvem uma relação de companheirismo, ora carinhosa, ora brutal, conforme era de se esperar para a época, devido à gravidade que a homossexualidade representava no período.

Mas, depois de receber carta branca da emissora, o autor de ‘Liberdade, liberdade’, Mario Teixeira, resolveu seguir por esse caminho. “Dois homens reprimidos por uma moral conservadora, que terão que conviver com sentimentos conflitantes dentro de si. Mas, o amor não conhece gênero. É maior do que a realidade em que eles vivem. E o desejo muitas vezes é incontrolável”, declarou Teixeira.

De acordo com a emissora, a cena esperada – cheias de sutilezas e com o extremo refinamento do diretor artístico Vinícius Coimbra – foram gravadas na terça-feira (28 de junho) e emocionaram todos os que estavam presentes no estúdio.

Para o autor, trazer a história de duas pessoas que têm sentimentos, mas não podem vivê-los devido às proibições da época, é mostrar o quanto o amor é importante e desafiador. “São dois homens solitários, que vivem seus próprios – e diferentes – conflitos. Com o tempo, a atração começa a existir, mas os dois resistem muito a ceder ao que sentem um pelo outro, pois nesse período esse tipo de relação era chamada sodomia, crime passível de morte. Até que o amor entre eles fala mais alto”, conclui o autor.

A cena deverá ir ao ar nesta terça-feira, a partir das 22h56.

Beijos Gays na Tevê

Bem antes do episódio de hoje de ‘Liberdade, liberdade’, a teledramaturgia brasileira já havia apresentado aos telespectadores cenas de beijos entre personagens homossexuais. Mas, se você está lembrando de ‘Felix e Nico’, em Amor à Vida, saiba que sequência semelhante já acontecera bem antes. O MidiaMAIS trouxe todas elas. Reveja!

1. ‘Mãe de Santo’, Rede Manchete (1990)

 

 

Exibida no ano de 1990, a minissérie trouxe o primeiríssimo beijo gay da teledramaturgia brasileira. Para os padrões da época, a penumbra foi um recurso utilizado para suavizar a sequência, que é claramente muito bonita e delicada.

 

2. ‘Amor e Revolução’, do SBT (2011)

 

 

A emissora do Baú não poupou esforços ao mostrar o beijaço entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Uma segunda cena estava prevista no roteiro, mas foi vetada.

 

3. ‘Viver a Vida’, Rede Globo (2013)

 

 

Uma das cenas mais esperadas de todos os tempos – devido aos índices de audiência da rede Globo serem bem maiores neste segmento que no SBT e do fato de serem personagens homens a se beijarem – Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) – agradou e chocou milhões de brasileiros, entrando para a história.

 

4. ‘Em Família’, Rede Globo (2014)

 

 

Já na sequência do sucesso do beijo gay de Solano e Fragoso, a emissora do plim-plim investiu no beijo lésbico entre as personagens Clara (Giovana Antonelli) e Marina (Tainá Muller).

 

 

Sim, neste caso foram dois beijos exibidos… Um no pedido de casamento e outro na celebração em si.

 

5. ‘Babilônia’, Rede Globo (2015)

 

 

Já nos primeiros capítulos as personagens Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) mostram quem não existe idade para demonstrar o amor. Mas, esta foi a única cena exibida, já que a emissora vetou novas sequências.