O velório do ícone do samba, Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (7), aos 66 anos, será em formato de gurufim, cerimônia comum entre sambistas. Além disso, a família também pediu aos convidados que usem roupas claras na despedida. A cerimônia acontece neste sábado (8), a partir das 18h, na quadra do Império Serrano, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No gurufim, os familiares e os amigos bebem e cantam para espantar a dor e garantir uma passagem tranquila dos entes queridos que se foram. A prática é uma tradição ancestral da cultura africana, trazida ao Brasil pelos povos negros escravizados.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Outros nomes importantes do samba, incluindo Bira Presidente, Beth Carvalho e Sérgio Cabral também tiveram seus velórios marcados pelo gurufim.
Outro pedido da família do sambista foi para que os convidados usem roupas claras na despedida. “Como símbolo da luz e da alegria que ele espalhou por toda a sua vida”, conforme expresso em comunicado. O sepultamento do artista será realizado no domingo (10), às 11h00, no cemitério Jardim da Saudade.
Sambista deixou legado importante na música brasileira
Em sua carreira, acumulou mais de 550 músicas, que foram gravadas por outros artistas. Além disso, compôs enredos para a escola de samba Império Serrano. O cantor já cantou ao lado de outros músicos renomados, como Alcione, Caetano Veloso e Zeca Pagodinho.
Último desfile pela Império Serrano
A Escola de Samba Império Serrano homenageou Arlindo Cruz no ano de 2023, com o enredo. O artista chegou a sair na avenida, em uma alegoria que trazia uma escultura do sambista usando uma coroa e tocando banjo.
Arlindo protagonizou o desfile sentado em uma cadeira de rodas, e foi o principal destaque do último carro alegórico. O sambista desfilou acompanhado do filho, Arlindinho, da mulher, Babi Cruz, e de outros familiares. Além disso, seus médicos também estiveram presentes para garantir o bem-estar do artista.
* Com informações do portal UOL.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.