Jacira Roque de Oliveira, mais conhecida como a Dona Jacira, mãe do rapper Emicida e do empresário Evandro Fióti, morreu aos 60 anos, nesta segunda-feira (28). Conforme a revista Marie Claire, a artista plástica lutava há mais de duas décadas contra a doença de Lúpus.
Além de Emicida e Fióti, Dona Jacira deixa duas filhas: Katia e Katiane. A causa da morte não foi divulgada, contudo, Jacira convivia com o Lupús e fazia hemodiálise há mais de 25 anos.
Emicida chegou a dedicar uma música à matriarca. Intitulada “Mãe”, a música é uma homenagem à Dona Jacira, lançada em 2016. O vídeo no YouTube conta com mais de 19 milhões de visualizações. No Instagram, o cantor e os irmãos confirmaram e lamentaram a morte da mãe.
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque De Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade. Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para a as artes e para a cultura afrobrasileira”, diz a legenda da publicação.
“Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano. A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil”, conclui o texto.
Dona Jacira defendeu Fióti em briga de irmãos
Em meio à polêmica, envolvendo os dois filhos, o cantor Emicida e o empresário Evandro Fióti, Dona Jacira saiu em defesa de uma das partes. Em suma, os irmãos brigava na Justiça, em abril de 2025, após Emicida acusar o empresário de desviar R$ 6 milhões da empresa que eram sócios. Dona Jacira, então, se mostrou do lado de Fióti.
“As hienas nos rondam querem nossa queda. Mas não conseguirão. […] Fióti, sua dor é nossa dor. Quando a injustiça se instala, com todo respeito ao jurídico, as mediações de conflitos e estratégias para restabelecer a ordem é muito importante, porém eu, dona Jacira, digo que a maldição lançada em forma de calúnia deve ser retirada pela boca que a lançou. Antes que seja tarde”, disparou ela.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.