No último sábado (5), o apresentador Edu Guedes passou por uma cirurgia de remoção de tumor no pâncreas e segue em recuperação. O câncer que acometeu o comunicador é silencioso e pode ser fatal.
💣Gosta de ler notícias polêmicas? Clique aqui e participe de canal no WhatsApp💣
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pâncreas tem alta taxa de mortalidade devido, principalmente, à dificuldade de detecção. Isso porque se trata de uma doença silenciosa, que só apresenta sintomas quando já está em um estágio avançado.
Por isso, a detecção precoce da doença é tão importante — principalmente, porque a cirurgia só é possível quando o tumor ainda não está em um estágio agressivo. No caso de Edu Guedes, ele descobriu o câncer após realizar exames por problemas renais.
Causa e sintomas
Dentre os sintomas, estão: fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela, náuseas e dores nas costas. O desenvolvimento do tumor pode se dar por tabagismo, excesso de gordura corporal, diabetes mellitus e pancreatite crônica — além disso, cerca de 10% a 15% dos casos acontecem por predisposição genética.
Tratamento
Quando ainda está em estágio inicial, é possível realizar a cirurgia de remoção do tumor. Contudo, quando o câncer já avançou, o tratamento passa a ser sessões de quimioterapia e radioterapia para minimizar as manifestações da doença.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***