Entenda por que o cérebro de Maguila será estudado
Maguila é o terceiro esportista brasileiro a doar seu cérebro para o mesmo fim
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Morto aos 66 anos na última quinta (26) em decorrência de problemas pulmonares, o ex-lutador de boxe Maguila teve seu cérebro doado para estudos científicos. A doação foi declarada pelo próprio atleta ainda em vida: ele topou entregar o órgão para ser avaliado por pesquisadores, a fim de entenderem melhor uma rara doença neurológica que o ex-campeão de boxe sofria.
Isso porque, por conta de sua profissão, Maguila desenvolveu Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma condição degenerativa associada a traumas repetitivos na cabeça. Essa encefalopatia adquirida, no entanto, é tão rara que a ciência ainda não conseguiu realizar estudos suficientes para entender seu comportamento.
Desse modo, Maguila é o terceiro esportista brasileiro a doar seu cérebro para o mesmo fim. Capitão da Seleção Brasileira na conquista do primeiro mundial, o jogador Bellini, e o também boxeador Éder Jofre foram outros atletas que contribuíram com os estudos.
Para o neurologista que cuidava da saúde de Maguila, o cérebro doado poderá contribuir para avanços nas pesquisas. De acordo com o doutor Renato Anghinah, “a doação vai possibilitar estudos que possam encontrar mecanismos para atenuar a doença ou, eventualmente, até encontrar caminhos para curá-la”.
“Ter uma amostragem para comparar o diagnóstico feito em vida e, após a morte, permite explorar outros aspectos e avaliar se o diagnóstico clínico em vida é consistente com o diagnóstico póstumo. Em doenças como a ETC e o Alzheimer, temos uma concordância superior a 80% entre o diagnóstico clínico e o diagnóstico após o falecimento”, afirma o médico Renato Anghinah em entrevista à CNN.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Embaixador de Israel em Washington sinaliza cessar-fogo com Hezbollah ‘dentro de alguns dias’
Herzog disse à Rádio do Exército Israelense nesta segunda-feira, 25, que ainda havia “pontos a finalizar”
Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira
O pagamento ocorre de forma escalonada, conforme mês de nascimento do estudante
Bolsa Família: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 6
Nesta segunda-feira (25), a Caixa Econômica Federal paga a parcela de novembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com NIS (Número de Inscrição Social) de final 6. Vale lembrar que com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 681,22. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O primeiro…
Nego do Borel troca socos com homem na rua e leva gás de pimenta no rosto
Após uma confusão no trânsito, Nego do Borel protagonizou uma briga feia com um homem desconhecido no meio da rua; veja o vídeo do momento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.