Baú da Felicidade: a história de como começou o império de Silvio Santos

O Baú da Felicidade foi o início de todo o império bilionário que o apresentador Silvio Santos construiu durante os 93 anos de vida

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
silvio sbt
Silvio Santos (Reprodução, SBT)

Neste sábado (17), o Brasil se despede do apresentador Silvio Santos, que morreu aos 93 anos e deixou um império bilionário à família. O que nem todo mundo sabe é que tudo começou há quase sete décadas, com o Baú da Felicidade.

Foi o empresário Manuel de Nóbrega quem criou a empresa em 1957. Em suma, a ideia era fazer com que clientes encomendassem cestas de brinquedos para o Natal que seriam pagas durante todo o ano através de carnês. Então, em 1958, Silvio Santos assumiu o Baú para ajudar o amigo, que não estava conseguindo administrar os negócios e, nos anos seguintes, expandiu o serviço

Uma das primeiras decisões do veterano foi mudar o prêmio do Baú. Agora, além de brinquedos, os clientes também poderiam trocar os carnês quitados por eletrodomésticos. Em 1961, ele estreou o primeiro programa, ‘Vamos Brincar de Forca’, e começou a divulgar a empresa na televisão.

Expansão do negócio

Com a visibilidade, o Baú da Felicidade ficou ainda maior e os prêmios também cresceram, claro. Dessa vez, os clientes também tinham a chance de ganhar casas e carros. E para lidar com toda a demanda, Silvio Santos chegou a fundar e comprar empreendimentos do ramo, como construtoras e concessionárias.

Em 1969, o comunicador resolveu fundar a Baú Financeira, que mais tarde se transformou no Banco PanAmericano. A ideia era aplicar o dinheiro dos carnês para driblar a alta inflação do fim da década 1960. Aliás, ele ainda incrementou a Liderança Capitalização, que passou a comercializar a TeleSena em 1991.

Extinção e retorno do programa

Então, em 2007, a empresa deu fim ao Carnê do Baú devido às novas ofertas de crédito, parcelamentos e facilidades de compras. Entretanto, devido à crise financeira, o modelo de pagamento retornou em 2015. Agora, sob a marca de Baú da Felicidade – Jequiti, os clientes pagam parcelas de R$ 18,00 durante um ano e depois podem resgatar até R$ 260 em produtos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados