Clássico dos anos 90 aos domingos na televisão brasileira, o quadro Videocassetadas ainda era atração mesmo após Fausto Silva, o seu apresentador, deixar o “Domingão do Faustão” da Rede Globo e ser contratado pela Band. Ele mesmo acabou pedindo o cancelamento, no entanto, após 33 anos de sucesso.

O objetivo seria dar ao programa de Faustão outra roupagem em seu segundo ano de exibição da Rede Bandeirantes. Os vídeos com trapalhadas, que passaram a ser diários com a mudança de emissora, passaram a rarear desde o segundo semestre de 2022. A produção avaliou que o quadro não teria mais o efeito de segurar a audiência.

Além disso, a mesma emissora já mantém o quadro O Perrengue aos domingos, que mostra vídeos engraçados que viralizaram nas redes sociais.

História das Videocassetadas

As Videocassetadas foram ao ar pela primeira vez em março de 1989, quando Fausto Silva foi contratado pela Globo e passou a apresentar o Domingão do Faustão.

Com a venda de fitas e filmadoras se popularizando pelo mundo no fim dos anos 80, o apresentador e a emissora apostaram que fariam sucesso na TV vídeos caseiros enviados pelo público, mostrando pessoas ou animais em situações engradas.

As Videocassetadas, no entanto, não são um produto original da TV brasileira. Quadros iguais já existiam inclusive em programas dedicados somente a mostrar vídeos caseiros na TV, como Totally Hidden Video, Candid Camera e America’s Funniest Home Videos. Parte das Videocassetadas do Faustão eram importadas dos Estados Unidos. A produtora Vin Di Bona Productions era uma das principais fornecedoras.

A Globo começou a estimular que os telespectadores enviassem seus próprios vídeos pelo site oficial do programa em 2011. Faustão chegou a declarar que a emissora não gostava do quadro, mas teve que aceitá-lo. “O pessoal não gosta, mas aquela p**** dá audiência há 25 anos”, disse durante o festival Risadaria, em São Paulo, segundo reportagem do UOL.

Já na Band, o Videocassetadas abria o programa de Faustão e começou a ser diário em 2022. Com ajustes na atração e corte de tempo, ele passou a ir ao ar mais raramente, no segundo semestre.

Com informações de Notícias da TV