MidiaMAIS / Famosos

Morre ex-coreógrafo de Xuxa; paquitas e amigos famosos lamentam

Oswald Berry, que trabalhou nos programas da Xuxa desde 1987, tinha 65 anos e lutava contra câncer no fígado

Nathália Rabelo Publicado em 24/09/2021, às 15h15

Oswald Berry e Xuxa
Oswald Berry e Xuxa - Foto: Reprodução

O coreógrafo uruguaio Oswald Berry, que trabalhou nos programas da Xuxa desde 1987, morreu na quinta-feira (24), em São Paulo, cidade onde morava. Ele tinha 65 anos de idade e lutava contra um câncer de fígado. Nas redes sociais, diversas ex-paquitas prestaram homenagens a ele, que acompanhava gravações de clipes e turnês.

A jornalista Thalita Ribeiro, também ex-paquita, contou à revista Quemque Oswald Berry era figura fundamental na seleção de paquitas. "Ele foi de todas as gerações e, inclusive, era muito importante na seleção de paquitas porque passávamos por testes de dança e éramos avaliadas por ele", contou.

"Berry foi 'o cara', o preparador das paquitas de todas as gerações! Não era só na dança. Ele estava atento a tudo, aos mínimos detalhes. Às vezes, na minha carência e insegurança, eu achava que ele implicava comigo, que ele não gostava muito de mim, mas ele era exigente mesmo, era o papel dele naquele contexto todo. E eu queria muito a aprovação dele (risos). Quando depois ele sorria pra mim e me abraçava eu já esquecia tudo! Ahhh Berry, obrigada por tudo. Vai em paz, amigo. Luz!", escreveu a atriz Bárbara Borges, que integrou o time de paquitas entre 1995 e 1999.

Andrea Veiga, que integrou a primeira geração de paquitas, comentou o assunto na noite de quinta. "Acabei de saber da passagem do Berry. Ele foi nosso coreógrafo por muitos anos! Que ano difícil! Essa foto foi tirada na Espanha, onde gravamos por um mês! Vai com Deus amigo!", postou. A notícia abalou também Marlene Mattos: "Vai com Deus, parceiro. Vou ficar com saudades". Xuxa, até o momento, não se manifestou publicamente sobre a perda.

Berry acompanhou gravações de diferentes programas comandados por Xuxa na TV Globo, entre eles Xou da XuxaXuxa HitsXuxa Park Planeta Xuxa. Ele deixou de trabalhar com Xuxa em 2002, quando a apresentadora rompeu a parceria profissional com a diretora Marlene Mattos.

Jornal Midiamax